A ESCOLA SE APRESENTA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO, APRENDIZADO, INTERCÂMBIO CULTURAL E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA. EM PARALELO A ISSO, IMPACTA DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO SOCIAL, NOS DESAFIOS E PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES HUMANAS. NESSE CONTEXTO, OBJETIVOU-SE REFLETIR SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PODEM COLABORAR NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR. VISANDO ATENDER OS OBJETIVOS PROPOSTOS, OPTOU-SE PELA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DOS AUTORES COM DISCURSO AUTORIZADO, SENDO ELES: ADICHIE (2009), CORTELLA (2015), FAZENDA (2013), FERNANDES (1987), SAVIANI (2012) E SILVA (2000), BEM COMO NAS DIRETRIZES NACIONAIS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. O DESAFIO DO AMBIENTE ESCOLAR É PROMOVER EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA QUE AUXILIE O EDUCANDO A TOMAR CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DE VALORES EM SEU COMPORTAMENTO E TAMBÉM DE AFIRMAÇÃO DE AUTONOMIA NO PROCESSO DE REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO PESSOAL. PERANTE AS INQUIETAÇÕES QUE SURGEM EM MEIO AO ENSINAR E PROMOVER A PLURALIDADE, O MULTICULTURALISMO, A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E O ENVOLVIMENTO ESCOLAR DEVEM ALINHAR-SE, BUSCANDO ALTERNATIVAS E NOVAS IDEIAS. É OPORTUNO ESCLARECER PROJETOS INTERDISCIPLINARES PODEM LANÇAR-SE DE MANEIRA ENRIQUECEDORA O DI?LOGO ENTRE PESSOAS E MUNDO. A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL É A MARCA DO PROJETO INTERDISCIPLINAR, MAS ESSA RESPONSABILIDADE ESTÁ IMBUÍDA NO ENVOLVIMENTO PESSOAL. O RESPEITO E A IGUALDADE DEVEM SER PROMOVIDOS E CULTIVADOS EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, ONDE A OPORTUNIDADE DE CONHECIMENTO E INCLUSÃO DOS SABERES EDUCATIVOS SUPERE AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO E RACISMO.