O ENSINO DE BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS VEM SENDO MARCADO POR UMA SÉRIE DE CRÍTICAS POR PARTE DA SOCIEDADE E ESTUDIOSOS A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS EM AULA, ELE NÃO TEM CONTRIBUÍDO PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, TAMPOUCO ESTIMULADO UMA MUDANÇA DE POSTURA, DA SOCIEDADE, ATIVA DIANTE DE SITUAÇÕES AMBIENTAIS, ECOLÓGICAS E COTIDIANAS. BUSCANDO REVERTER ESSE QUADRO NAS AULAS DE BIOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NO TEMA MEMBRANA PLASMÁTICA, APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) DIVERSIFICADA TENDO COMO TEMA A MEMBRANA PLASMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. NOSSO OBJETIVO FOI UTILIZAR OS MEMES COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CITOLOGIA. PARA TANTO, UTILIZAMOS NESTA SD DIVERSAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, QUE FORAM DESDE O USO DE MEMES NA AULA INTRODUTÓRIA, ATÉ A CONFECÇÃO DE MOLDES /MODELOS DIDÁTICOS DA MEMBRANA PLASMÁTICA. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE UMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL OLAVO BILAC DA CIDADE DE SERTÂNIA-PE. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZAMOS OS CONHECIMENTOS DE SILVA E CAVASSAN (2006), KENSKI, (2008), ALMEIDA (2007), HORTA, (2015), LIBÂNIO (1994), ENTRE OUTROS. ENCONTRAMOS DIVERSOS PONTOS POSITIVOS NA APLICAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DENTRE AS QUAIS PODEMOS DESTACAR A PARTICIPAÇÃO CRESCENTE DOS ALUNOS, BEM COMO O ENGAJAMENTO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. ALÉM DISTO, SUA EFICÁCIA PODE SER COMPROVADA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TRABALHOS, DAS FALAS E DA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO APLICADO, O QUAL OBSERVOU-SE UMA COMPREENSÃO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO TEMA.