ENSAIO DOS AVANÇOS NA ÁREA DE ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO DOS SURDOS: REFLEXÕES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68493 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1806 "inscrito_id" => 7052 "titulo" => "ENSAIO DOS AVANÇOS NA ÁREA DE ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO DOS SURDOS: REFLEXÕES" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? APRESENTAR OS AVAN?OS OCORRIDOS NO AMBITO LEGISLATIVO PELOS SURDOS, ONDE A ACESSIBILIDADE E L?NGUA PR?PRIA PASSAM A SER UMA GARANTIA DE SEUS DIREITOS, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE ? EDUCA??O, DA INFANTIL AT? A SUPERIOR. O TRABALHO APRESENTA UM PERCURSO HIST?RICO QUE FOI TRA?ADO E PERCORRIDO PELA COMUNIDADE, E INDICANDO ALGUNS ASPECTOS QUE AINDA DEVEM SER CORRIGIDOS, APRESENTANDO MECANISMOS DE RESPALDO LEGAL DA CONSTITUI??O E DECRETOS-LEI QUE LHES GARANTEM O DIREITO DE IGUALDADE E ACESSO ? INFORMA??O, COMO AFIRMA O ARTIGO 5? CAPUT DA CONSTITUI??O FEDERAL. AQUI S?O APRESENTADAS AS VIT?RIAS NO MEIO LINGU?STICO E EDUCACIONAL DOS SURDOS, COM ?NFASE NA LEI 10436, DE 24 DE ABRIL DE 2002 QUE GARANTE A ELES O DIREITO DA L?NGUA DE SINAIS, E NO DECRETO 5626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005, CONDUZINDO O DEBATE SOBRE OS MECANISMOS EDUCACIONAIS A SEREM ADOTADOS PARA A ACESSIBILIDADE E TAMB?M COM RESPEITO ? AVALIA??O DA PROFICI?NCIA DOS TRADUTORES E INT?RPRETES DA L?NGUA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID7052_22092020112939.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUSA CAMARGO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CLEUSA OLIVEIRA" "autor_email" => "cleusa_loira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68493 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1806 "inscrito_id" => 7052 "titulo" => "ENSAIO DOS AVANÇOS NA ÁREA DE ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO DOS SURDOS: REFLEXÕES" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? APRESENTAR OS AVAN?OS OCORRIDOS NO AMBITO LEGISLATIVO PELOS SURDOS, ONDE A ACESSIBILIDADE E L?NGUA PR?PRIA PASSAM A SER UMA GARANTIA DE SEUS DIREITOS, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE ? EDUCA??O, DA INFANTIL AT? A SUPERIOR. O TRABALHO APRESENTA UM PERCURSO HIST?RICO QUE FOI TRA?ADO E PERCORRIDO PELA COMUNIDADE, E INDICANDO ALGUNS ASPECTOS QUE AINDA DEVEM SER CORRIGIDOS, APRESENTANDO MECANISMOS DE RESPALDO LEGAL DA CONSTITUI??O E DECRETOS-LEI QUE LHES GARANTEM O DIREITO DE IGUALDADE E ACESSO ? INFORMA??O, COMO AFIRMA O ARTIGO 5? CAPUT DA CONSTITUI??O FEDERAL. AQUI S?O APRESENTADAS AS VIT?RIAS NO MEIO LINGU?STICO E EDUCACIONAL DOS SURDOS, COM ?NFASE NA LEI 10436, DE 24 DE ABRIL DE 2002 QUE GARANTE A ELES O DIREITO DA L?NGUA DE SINAIS, E NO DECRETO 5626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005, CONDUZINDO O DEBATE SOBRE OS MECANISMOS EDUCACIONAIS A SEREM ADOTADOS PARA A ACESSIBILIDADE E TAMB?M COM RESPEITO ? AVALIA??O DA PROFICI?NCIA DOS TRADUTORES E INT?RPRETES DA L?NGUA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID7052_22092020112939.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUSA CAMARGO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CLEUSA OLIVEIRA" "autor_email" => "cleusa_loira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }