ESTE ARTIGO, É RESULTADO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA QUE TOMOU POR BASE TRABALHOS DE AUTORES CUJOS ESTUDOS TÊM COMO FOCO OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E SUA EXPANSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL NACIONAL, ALÉM DE DADOS DISPONIBILIZADOS PELO MEC E LEGISLAÇÃO PERTINENTE. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO SUPERIOR ATUALMENTE EM EVIDÊNCIA. ESTA VEM FAVORECER, COM O AUXÍLIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, O ACESSO DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR, ALÉM DE PRECONIZAR OS PRINCÍPIOS DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE A FORMAÇÃO GERAL E PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E QUE SE ADEQUA ÀS NECESSIDADES DOS GRADUANDOS DIANTE DAS ALTAS EXIGÊNCIAS DE EMPREGABILIDADE NO BRASIL. NESSE CONTEXTO, CONCLUI-SE QUE TAIS CURSOS, OFERECIDOS POR INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS, DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE COMO FERRAMENTA OPORTUNA PARA A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA CONSTITUEM UM TIPO DE GRADUAÇÃO DISPONÍVEL EM NOSSO PAÍS, SÃO RECONHECIDOS PELO MEC E POSSUEM DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DEFINIDAS PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. ELES OFERECEM UMA FORMAÇÃO MAIS BREVE, FOCADA, COMPETITIVA E DE QUALIDADE E SE ADEQUAM MUITO BEM AO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E ÀS CRESCENTES DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO POR PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO SÓLIDA EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.