PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA: UMA APLICAÇÃO GAMIFICADA NA FÍSICA COMO UM RECURSO AUXILIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69254 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2793 "inscrito_id" => 4473 "titulo" => "PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA: UMA APLICAÇÃO GAMIFICADA NA FÍSICA COMO UM RECURSO AUXILIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM TRÊS TURMAS DE TERCEIRANISTAS DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ARNALDO ASSUNÇÃO, SITUADA NA CIDADE DE CARUARU-PE, TOTALIZANDO 92 PARTICIPANTES. UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, TOTALIZANDO 5. DESSAS, APENAS UMA ABERTA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E AS OUTRAS FORAM ANALISADAS ATRAVÉS DE GRÁFICOS E DE UMA TABELA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI: ANALISAR SE UMA DINÂMICA GAMIFICADA SOBRE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA EM ESTUDANTES QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE ENCERRAR O CICLO BÁSICO DE EDUCAÇÃO CONTRIBUI PARA AQUISIÇÃO DESSES CONCEITOS. PARA ISSO, A DINÂMICA ENVOLVIA JOGOS BASTANTES CONHECIDOS PELOS BRASILEIROS, MUITO COMUNS EM PROGRAMAS DE AUDITÓRIO DE TV: PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA. A DINÂMICA TEVE COMO TEMÁTICA “O SURGIMENTO DA RELATIVIDADE E RADIOATIVIDADE: UMA NOVA FÍSICA PARA DESCREVER FENÔMENOS MACROSCÓPICOS, MICROSCÓPICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SÉCULO XXI”. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM QUE ESSA DINÂMICA CONTRIBUIU DE MANEIRA POSITIVA NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS. AS CATEGORIAS A, B, C E D ELABORADAS MOSTRAM QUE A GAMIFICAÇÃO É UMA METODOLOGIA EFICAZ, PROMOVE O ENGAJAMENTO E É UMA FORMA DE FAZER COM QUE OS ESTUDANTES SAIAM DAS AULAS TRADICIONAIS. AINDA FOI POSSÍVEL PERCEBER O DESCONTENTAMENTO (CATEGORIA E E H) DE ESTUDANTES QUE NÃO GOSTAM DE DINÂMICAS OU QUE NÃO GOSTARAM DE ATITUDES DE SEUS COLEGAS DURANTE A EXECUÇÃO DA PROPOSTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ANÁLISE DE CONTEÚDO, DINÂMICA GAMIFICADA, FÍSICA MODERNA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID4473_01102020225603.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMERSON SOARES" "autor_email" => "emersonsoares010@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69254 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2793 "inscrito_id" => 4473 "titulo" => "PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA: UMA APLICAÇÃO GAMIFICADA NA FÍSICA COMO UM RECURSO AUXILIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM TRÊS TURMAS DE TERCEIRANISTAS DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ARNALDO ASSUNÇÃO, SITUADA NA CIDADE DE CARUARU-PE, TOTALIZANDO 92 PARTICIPANTES. UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, TOTALIZANDO 5. DESSAS, APENAS UMA ABERTA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E AS OUTRAS FORAM ANALISADAS ATRAVÉS DE GRÁFICOS E DE UMA TABELA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI: ANALISAR SE UMA DINÂMICA GAMIFICADA SOBRE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA EM ESTUDANTES QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE ENCERRAR O CICLO BÁSICO DE EDUCAÇÃO CONTRIBUI PARA AQUISIÇÃO DESSES CONCEITOS. PARA ISSO, A DINÂMICA ENVOLVIA JOGOS BASTANTES CONHECIDOS PELOS BRASILEIROS, MUITO COMUNS EM PROGRAMAS DE AUDITÓRIO DE TV: PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA. A DINÂMICA TEVE COMO TEMÁTICA “O SURGIMENTO DA RELATIVIDADE E RADIOATIVIDADE: UMA NOVA FÍSICA PARA DESCREVER FENÔMENOS MACROSCÓPICOS, MICROSCÓPICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SÉCULO XXI”. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM QUE ESSA DINÂMICA CONTRIBUIU DE MANEIRA POSITIVA NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS. AS CATEGORIAS A, B, C E D ELABORADAS MOSTRAM QUE A GAMIFICAÇÃO É UMA METODOLOGIA EFICAZ, PROMOVE O ENGAJAMENTO E É UMA FORMA DE FAZER COM QUE OS ESTUDANTES SAIAM DAS AULAS TRADICIONAIS. AINDA FOI POSSÍVEL PERCEBER O DESCONTENTAMENTO (CATEGORIA E E H) DE ESTUDANTES QUE NÃO GOSTAM DE DINÂMICAS OU QUE NÃO GOSTARAM DE ATITUDES DE SEUS COLEGAS DURANTE A EXECUÇÃO DA PROPOSTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ANÁLISE DE CONTEÚDO, DINÂMICA GAMIFICADA, FÍSICA MODERNA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID4473_01102020225603.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMERSON SOARES" "autor_email" => "emersonsoares010@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }