O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ABORDAGEM ACERCA DAS ESTRAT?GIAS QUE S?O DESENVOLVIDAS PARA ESTABELECER A COMUNICA??O NO QUE CONCERNE AO ESTUDO DE L?NGUA PORTUGUESA, ENVOLVENDO AS HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E AN?LISE LINGU?STICAS NO ENSINO B?SICO. O ESTUDO DE L?NGUA PORTUGUESA REQUER MUITA PESQUISA, AN?LISE E REFLEX?O, VISTO QUE A L?NGUA ? PLURISSIGNIFICATIVA, COM V?RIOS SIGNIFICADOS, QUE GERAM INTERPRETA??ES DIFERENTES. ESSE FATO OCORRE DEVIDO ? DIVERSIDADE DE LINGUAGEM QUE ? DESENVOLVIDA PELOS FALANTES DA L?NGUA PORTUGUESA. OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM DESENVOLVENDO O ENSINO DA L?NGUA PORTUGUESA ENFRENTAM MUITOS OBST?CULOS PARA CONSCIENTIZAR O FALANTE DA L?NGUA DE QUE DEVE ESTAR ATENTO ?S V?RIAS SITUA??ES QUE SE FAZEM NECESS?RIAS PARA SEU USO. QUANDO A CRIAN?A PASSA A FREQUENTAR A ESCOLA, ELA J? SABE FALAR A L?NGUA MATERNA E ISSO DEVE SER RECONHECIDO POR TODOS QUE FAZEM PARTE DA ESCOLA. O QUE ELA AINDA N?O CONHECE S?O OS RECURSOS QUE S?O UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA L?NGUA E QUE SER?O NECESS?RIOS PARA O APRIMORAMENTO DO SABER QUE A MESMA J? TEM. A L?NGUA PORTUGUESA PERMITE QUE O SER HUMANO FA?A PARTE DE UM MUNDO QUE O LEVAR? A INTERAGIR COM COER?NCIA, MANTENDO UMA RELA??O DE IGUALDADE ENTRE OS DEMAIS ENVOLVIDOS NA COMUNICA??O. O ESTUDO DA L?NGUA PORTUGUESA N?O VEM APRESENTANDO BONS RESULTADOS NO FINAL DO ENSINO B?SICO O QUE SE EXIGE MUDAN?AS DE ESTRAT?GIAS AS QUAIS PRECISAM SER COLOCADAS EM PR?TICAS PARA A OBTEN??O DE RESULTADOS MELHORES AO FINAL DO ENSINO B?SICO.