ESTE ESTUDO VISA A EVIDENCIAR OS MECANISMOS IMPLEMENTADOS PELO GOVERNO FEDERAL DO BRASIL DURANTE AS
DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI PARA A EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR,
QUER SEJAM: ENEM, SISU, PROUNI, FIES, BEM COMO A POLÍTICA DE COTAS PARA RESERVA DE VAGAS. PARA O
LEVANTAMENTO DE DADOS, FEZ-SE UMA BUSCA DOCUMENTAL, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, NOS SÍTIOS DOS
RESPECTIVOS PROGRAMAS. NO QUE TANGE AOS RESULTADOS, TEM SIDO VERIFICADO UM AUMENTO EXPONENCIAL NO
NÚMERO DE MATRÍCULAS DURANTE O PERÍODO DELINEADO. ADEMAIS, OBSERVA-SE QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, BEM
COMO AS AÇÕES AFIRMATIVAS, APRESENTARAM-SE COMO OS MAIORES PREDITORES PARA A EXPANSÃO DO ACESSO
IGUALITÁRIO. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO POSSA SUBSIDIAR NOVAS PESQUISAS E QUE TAMBÉM POSSA PROMOVER
REFLEXÕES QUE CONDUZAM AO PLENO DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS AQUI DESTACADAS.