O PRESENTE ARTIGO CIENTÍFICO TEM POR OBJETIVO ANALISAR E REFLETIR SOBRE O PAPEL DO PEDAGOGO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA EFETIVAMENTE INCLUSIVA, ENFATIZANDO OS DESAFIOS QUE ESSE PROFISSIONAL ENFRENTA NESSA EMPREITADA DE GRANDE RELEVÂNCIA SOCIAL, AO PASSO QUE ESTA INSTITUIÇÃO CONSTITUI UMA FERRAMENTA DE GRANDE VALIA NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS-REFLEXIVOS, DOTADOS DE AUTONOMIA E SUJEITOS DO PRÓPRIO DESTINO. NESSA PERSPECTIVA, ESTE ESTUDO PERPASSA PELA VERIFICAÇÃO DO QUE REALMENTE É UMA ESCOLA INCLUSIVA (FAZENDO-SE PESQUISA IN LOCO) E PELA ANÁLISE DA NATUREZA DA INTERVENÇÃO DO TRABALHO DO PEDAGOGO NA BUSCA DA INCLUSÃO ESCOLAR. PARA SUBSIDIAR O PRESENTE ARTIGO ALÉM DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TEMÁTICA FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO, APLICADO, A PROFESSORA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL QUE ATUA ENQUANTO PEDAGOGA NA ÁREA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA, COM A FINALIDADE DE COLETAR DADOS E VERIFICAR SE EXISTE A APLICABILIDADE REAL DO PROCESSO DE INCLUSÃO GARANTINDO A PERMANÊNCIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ESPAÇO REGULAR DE ENSINO.