O PRESENTE TRABALHO PROPOR-SE ANALISAR A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. TEM COMO OBJETIVO ANALISAR POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E COMO CONSEQUÊNCIA, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PERTENCENTES A FAIXA ETÁRIA DE ZERO A CINCO ANOS DE IDADE. A JUSTIFICATIVA PARA ESTA PESQUISA SE DEVE AO FATO DE TODA CRIANÇA, DESDE O INÍCIO DA SUA VIDA, APRENDER A BRINCAR. MAS PARA ISSO, É PRECISO QUE ALGUÉM A ENSINE. ASSIM, O TEMA FOI ESCOLHIDO A FIM DE SE FAZER UMA PESQUISA E COMPREENDER MELHOR O ASSUNTO COMPROVANDO A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO TRABALHO DOCENTE. ABORDA-SE, TAMBÉM, OS JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE IGUAL IMPORTÂNCIA PARA O ALARGAMENTO DAS POTENCIALIDADES DO PEQUENO ESTUDANTE, POIS INFLUENCIAM NA SOCIALIZAÇÃO E INÚMERAS APRENDIZAGENS. O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO, TAMBÉM, É DESTACADO COMO FUNDAMENTAL PARA PROPICIAR A LUDICIDADE NA INSTITUIÇÃO INFANTIL.