O PRESENTE ARTIGO TEM COMO PROPOSTA A APRESENTAÇÃO DE UMA ANÁLISE E ESTUDO DO USO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA, DIRECIONADOS POR CONCEITOS TEÓRICOS COMO DIONÍSIO (2013) MARCUSCHI (2008), SANTOS E VERGUEIRO, (2012), SOARES (2016) E OUTROS. FORAM OBSERVADOS TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS QUE AINDA ESTÃO BUSCANDO MELHORAMENTOS NOS NÍVEIS DE DESEMPENHO DA PRÁTICA ESCRITORA, TORNANDO MAIS PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA A APROPRIAÇÃO DO SABER NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO É APRESENTAR UM OLHAR DIFERENCIADO PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM USANDO AS HQS E ACOMPANHANDO ESSA TENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO HÍBRIDA QUE ATINGIU TAMBÉM A TELEVISÃO, O RÁDIO, AS REDES SOCIAIS E OS JORNAIS. SERÃO ABORDADOS, AQUI, TEMAS COMO: GÊNERO TEXTUAL NO CONTEXTO SOCIAL; O LETRAMENTO NO UNIVERSO DOS QUADRINHOS; ANÁLISE DAS HQS NO CONTEXTO ESCOLAR E A PRESENÇA DOS CONECTIVOS NAS PRODUÇÕES DE SENTIDO DAS HQS COMO UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO.