RESUMO: A FORMAÇÃO DE REDES DE SOCIABILIDADE VIRTUAIS APRESENTA-SE COMO FENÔMENO SOCIAL. ESTES ESPAÇOS TAMBÉM SÃO LUGARES PRIVILEGIADOS DE DISCUSSÃO, CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÃO E SENTIDOS SOBRE SAÚDE E DOENÇA. ESTE FENÔMENO SOCIAL VEM SENDO CARACTERIZADO PELA MEDIAÇÃO SOCIOTÉCNICA PRESENTE NA CONTEMPORANEIDADE. ESTE TRABALHO INVESTIGA OS SENTIDOS SOCIAIS DA EXPERIÊNCIA DE SUJEITOS DENOMINADOS COMO DISLÉXICOS OU QUE SE APROXIMAM DESSE DIAGNÓSTICO A PARTIR DE ESTUDO EXPLORATÓRIO, COM GRUPO DE ACESSO PÚBLICO NO FACEBOOK. PARA FAZER ISTO, ANALISAMOS OS QUADROS TEÓRICOS E CONCEITUAIS DOS CAMPOS CIENTÍFICOS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO. MÉTODOS: ABORDAGEM QUALITATIVA, COM INSPIRAÇÃO ETNOGRÁFICA PARA INTERNET PARA MAPEAMENTO DA COMUNICAÇÃO DE UM GRUPO DIGITAL SOBRE DISLEXIA E ANÁLISE. ESTE PESQUISA ESTÁ EM FASE DE ANDAMENTO FINAL. HAVENDO VINCULAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ). RESULTADO: O CAMPO EMPÍRICO CONGREGA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E PRÁTICAS COMUNICATIVAS NO SENTIDO DE BUSCAS DE RESPOSTAS A PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E EXPLICAÇÃO SOBRE A CONDIÇÃO. ASSIM, A COMUNIDADE VIRTUAL CONFORMA O LUGAR PROPÍCIO DA EXPERIÊNCIA. A EXPERIÊNCIA DE PESSOAS QUE COTIDIANAMENTE VIVENCIAM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. HÁ UMA CIRCULARIDADE DE SENTIDOS E SIGNIFICAÇÃO DE PRATICAS COMUNICATIVAS SUJEITOS: CATEGORIZAMOS COMO ESPECIALISTA NORMATIVO, APOIO COMPENSATÓRIO, APOIO MORAL E ESTÓRIA DE VIDA. ESSAS PERFORMANCES DIZEM RESPEITO AOS POSTS E COMENTÁRIOS MAIS PROEMINENTES SÃO SENDO ABSOLUTAS. A PARTIR DESSE MAPEAMENTO APROFUNDAMOS OS ATRELAMENTOS SOCIOPOLÍTICOS E IDEOCULTURAIS, APONTAMOS AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DESSES SUJEITOS, AGREGADA PELO DESVIO DA NORMA, NA INTERFASE DA NORMATIZAÇÃO SOCIAL E DIVERSIDADE.