ESSE ESTUDO CUJO TÍTULO “O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EXTERNA NO BRASIL” APRESENTA UMA BREVE REFLEXÃO ACERCA DAS PRIORIDADES E CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO EXTERNA/LARGA ESCALA. DEBATEMOS NO DECORRER DESSE ESTUDO SOBRE A FINALIDADE DAS AVALIAÇÕES E SEUS PRESSUPOSTOS PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. AS AVALIAÇÕES DO DESEMPENHO ESCOLAR, FEITAS EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTÃO PRESENTES NA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA HÁ DUAS DÉCADAS.
O OBJETIVO DESSA PESQUISA É ANALISAR AS PRINCIPAIS FINALIDADES DOS RESULTADOS OBTIDOS PELAS AVALIAÇÕES APLICADAS EM LARGA ESCALA.
PARA CHEGAR A UM RESULTADO SOBRE A TEMÁTICA ESTUDADA, PAUTAMOS EM UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, TENDO COMO SUPORTE PRINCIPAL AS LEIS DO MEC QUE DEFINEM SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EXTERNA.
POR FIM, CONSTATAMOS QUE ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS PELAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA, SÃO DEFINIDAS AÇÕES E NOVAS ESTRATÉGIAS PARA MUDAR O CENÁRIO ATUAL E APRIMORAR AS MELHORAS OBTIDAS.