DESDE O TEMPO DAS CAVERNAS, A HUMANIDADE UTILIZA PAREDES COMO ESPAÇOS DE EXPRESSÃO. DE SEUS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES. FORA DO LIMITE DO SOCIALMENTE PERMITIDO E, PORTANTO, QUANDO TRANSGRESSORAS, ESSAS EXPRESSÕES RECEBERAM O NOME DE PICHAÇÃO. NO CENÁRIO DAS TRANSGRESSÕES, O TRABALHO APRESENTADO AQUI CORRESPONDE À EXPOSIÇÃO DE UMA ETAPA DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA COM O OBJETIVO DE DESCREVERE TIPIFICAR O CONTEÚDO DAS PICHAÇÕES FEITAS POR ALUNOS EM PAREDES ESCOLARES.PARA O ALCANCE DO OBJETIVO PROPOSTO FORAM FOTOGRAFADAS AMOSTRAS DE PAREDES DE SALAS DE AULA DE 04 ESCOLAS PÚBICAS NO PIAUÍ. APÓS A RECOLHA, AS PICHAÇÕES FORAM SEPARADAS EM TRÊS CATEGORIAS: DESENHO, PALAVRA E PALAVRA COM DESENHO. DENTRO DAS CATEGORIAS, FORAM IDENTIFICADOS VARIADOS TIPOS, OS QUAIS FORAM DESCRITOS A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO. O LEVANTAMENTO DOS DADOS SE DEU DURANTE A REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. OS DADOS RECOLHIDOS ATÉ AQUI REVELAM A OCORRÊNCIA DE TRÊS TIPOS BÁSICOS DE MANIFESTAÇÃO: ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA ÀS AVALIAÇÕES, ATRAVÉS DA ANOTAÇÃO DE CONTEÚDO DE PROVAS; OCUPAÇÃO DO TEMPO DISPERSO DURANTE AS AULAS, DEMONSTRADO EM DESENHOS E TEXTOS EXTRACURRICULARES MAIS ELABORADOS, MERECEDORES DE MAIOR ENVOLVIMENTO E CONCENTRAÇÃO; PALAVRAS, DESENHOS E OUTROS RABISCOS SEM PROPÓSITO CLARAMENTE DEFINIDOS. PORTANTO, AS PICHAÇÕES REVELARAM, MAIS DO QUE VANDALISMO, DIFERENTES FORÇAS DE EXPRESSÃODIGNAS DE MAIOR ATENÇÃO PELOS QUE BUSCAM COMPREENDER OS PROBLEMAS ESCOLARES. ESPERAMOS, COM ESTE ESTUDO POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERPRETAÇÕES SENSÍVEIS ÀS MENSAGENS DEIXADAS PELAS CRIANÇAS EM PAREDES ESCOLARES.