ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68582 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2607 "inscrito_id" => 7021 "titulo" => "ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => """ A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM TODA PARTE. NO MERCADO DE TRABALHO É EXIGIDO QUE SE SAIBAM\r\n UTILIZÁ-LA. NA CONTEMPORANEIDADE, RARAS SÃO AS ATIVIDADES QUE FUNCIONAM SEM UTILIZÁ-LAS.\r\n CONTRADITORIAMENTE, NA EDUCAÇÃO, LIMITAÇÕES QUANTO AO SEU USO PARA FINS DIDÁTICOS PERSISTEM. A\r\n PROBLEMÁTICA DO ESTUDO FOI SE, E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE\r\n BALSAS/MA, INSEREM A INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA. SUBSIDIARAM O ESTUDO,\r\n ENTRE OUTROS, REFERENCIAIS QUE DISCUTEM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO. O\r\n ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO, INVESTIGAR TEORICAMENTE SOBRE A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE\r\n AULA, E EMPIRICAMENTE, SE E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE\r\n BALSAS/MA ESTÃO INSERINDO AS TECNOLOGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA. A COLETA DE DADOS FOI\r\n REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM OITO PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS. OS\r\n RESULTADOS INDICAM QUE OS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA E O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS\r\n EDUCACIONAIS RECURSOS DIDÁTICOS. MEDIANTE AS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS, ESTES REVELARAM QUE OS\r\n PROFESSORES QUANDO UTILIZAM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA, O FAZEM A PARTIR DE\r\n RECURSOS DELES E DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. AS ESCOLAS NÃO POSSUEM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS,\r\n DISPONÍVEIS PARA SEREM UTILIZADAS DE ACORDO COM A NORMALIDADE DAS AULAS OU QUANDO POSSUEM OS\r\n EQUIPAMENTOS ESTÃO OBSOLETOS E SEM MANUTENÇÃO, TAMBÉM AFIRMAM QUE HÁ DESPREPARO DOS\r\n DOCENTES FRENTE AO USO DESSAS TECNOLOGIAS, JÁ QUE RESSALTAM NÃO TEREM TIDO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS\r\n DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, RECURSO DIDÁTICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7021_01102020194458.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LETÍCIA BARBOSA MONTELO" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MONTELO" "autor_email" => "lehmontelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "5f878c4e2e58b_14102020_203958.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68582 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2607 "inscrito_id" => 7021 "titulo" => "ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => """ A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM TODA PARTE. NO MERCADO DE TRABALHO É EXIGIDO QUE SE SAIBAM\r\n UTILIZÁ-LA. NA CONTEMPORANEIDADE, RARAS SÃO AS ATIVIDADES QUE FUNCIONAM SEM UTILIZÁ-LAS.\r\n CONTRADITORIAMENTE, NA EDUCAÇÃO, LIMITAÇÕES QUANTO AO SEU USO PARA FINS DIDÁTICOS PERSISTEM. A\r\n PROBLEMÁTICA DO ESTUDO FOI SE, E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE\r\n BALSAS/MA, INSEREM A INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA. SUBSIDIARAM O ESTUDO,\r\n ENTRE OUTROS, REFERENCIAIS QUE DISCUTEM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO. O\r\n ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO, INVESTIGAR TEORICAMENTE SOBRE A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE\r\n AULA, E EMPIRICAMENTE, SE E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE\r\n BALSAS/MA ESTÃO INSERINDO AS TECNOLOGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA. A COLETA DE DADOS FOI\r\n REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM OITO PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS. OS\r\n RESULTADOS INDICAM QUE OS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA E O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS\r\n EDUCACIONAIS RECURSOS DIDÁTICOS. MEDIANTE AS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS, ESTES REVELARAM QUE OS\r\n PROFESSORES QUANDO UTILIZAM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA, O FAZEM A PARTIR DE\r\n RECURSOS DELES E DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. AS ESCOLAS NÃO POSSUEM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS,\r\n DISPONÍVEIS PARA SEREM UTILIZADAS DE ACORDO COM A NORMALIDADE DAS AULAS OU QUANDO POSSUEM OS\r\n EQUIPAMENTOS ESTÃO OBSOLETOS E SEM MANUTENÇÃO, TAMBÉM AFIRMAM QUE HÁ DESPREPARO DOS\r\n DOCENTES FRENTE AO USO DESSAS TECNOLOGIAS, JÁ QUE RESSALTAM NÃO TEREM TIDO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS\r\n DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, RECURSO DIDÁTICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7021_01102020194458.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LETÍCIA BARBOSA MONTELO" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MONTELO" "autor_email" => "lehmontelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "5f878c4e2e58b_14102020_203958.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }