ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADO EM SANTA RITA-PB, ONDE FORAM ENTREVISTADOS ALUNOS DOS CICLOS I E II. TENDO COMO O OBJETIVO PRINCIPAL CONHECER COMO A AFETIVIDADE PODE INTERFERIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ESTUDANTES DA EJA, MESMO ESTA MODALIDADE DE ENSINO TEM ESPECIFICIDADES EM SEU MÉTODO E ATÉ MESMO EM RELAÇÃO À QUALIFICAÇÃO DE SEUS/AS EDUCADORES/AS. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS VEIO COMO MEIO DE INCLUSÃO NAS CAMADAS MAIS POPULARES, ASSIM PODENDO PARTICIPAR DA VIDA PÚBLICA COMO TER O DIREITO AO VOTO. O QUE INSTIGOU ESSA PESQUISA FOI CONHECER E INVESTIGAR COMO A AFETIVIDADE PODE SER UTILIZADA COMO UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EJA, QUE COMO DITO ANTERIORMENTE É UMA MODALIDADE COM MUITAS ESPECIFICAÇÕES, ONDE A AFETIVIDADE EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESTÁ ESTEREOTIPADA PELA SOCIEDADE COMO INSTRUMENTO APENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NO DECORRER DO ARTIGO IREMOS CONHECER ESSES ENTREVISTADOS, E SUAS VISÕES EM RELAÇÃO À AFETIVIDADE E SE NA PRÁTICA FUNCIONA OU NÃO.