O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O ENSINO SECUNDÁRIO NA ERA VARGAS. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZADO É MATERIALISTA-HISTÓRICO-DIALÉTICO, PARA COMPREENDER A TOTALIDADE DA SOCIEDADE NO MOMENTO HISTÓRICO. NESSE PERÍODO HOUVE AVANÇO EM RELAÇÃO AS POLÍTICAS RELACIONADAS AO ENSINO SECUNDÁRIO. OCORREU A REFORMA DE FRANCISCO CAMPOS, EM 1931, ENTRE AS DEMANDAS, FOI INTRODUZIDO O EXAME DE ADMISSÃO, FICOU DIVIDIDO EM SECUNDÁRIO FUNDAMENTAL, COM DURAÇÃO DE CINCO ANOS, E COMPLEMENTAR COM DOIS ANOS. EM 1942, FOI PROMULGADA PELO MINISTRO CAPANEMA A LEI ORGÂNICA DO ENSINO SECUNDÁRIO, QUE CONTINUOU SENDO DIVIDIDO EM DOIS CICLOS, O PRIMEIRO SENDO O CURSO GINASIAL COM DURAÇÃO DE QUATRO ANOS E O SEGUNDO PODENDO SER O CURSO CLÁSSICO OU CURSO CIENTÍFICO, CADA UM COM DURAÇÃO DE TRÊS ANOS. DURANTE A ERA VARGAS EXISTIU EMBATES ENTRE OS DEFENSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS A RESPEITO DO FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE APESAR DO ENSINO SECUNDÁRIO NÃO SER OBRIGATÓRIO E GRATUITO, HOUVE UM AUMENTO EXPRESSIVO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICOS E PRIVADOS E NÚMEROS DE MATRÍCULAS NO PERÍODO.