O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. DIANTE DISSO, FAZ-SE SEMPRE NECESSÁRIO QUE NÓS, EDUCADORES, ESTEJAMOS CONSTANTEMENTE REAVALIANDO E REFORMULANDO NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. PENSANDO NISSO, O ESTUDO AQUI APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR, ANALISAR E REFLETIR ACERCA DOS MOTIVOS QUE LEVAM ALGUNS ALUNOS DA TURMA DO 7° ANO “A”, DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DO CRATO – CEARÁ, A APRESENTAREM UMA RESISTÊNCIA A UMA EXPERIÊNCIA LEITORA COM O TEXTO LITERÁRIO. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ADOTADO PARA A PESQUISA FOI O ESTUDO DE CASO, DE CARÁTER DESCRITIVO, PAUTADO NOS PRINCÍPIOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DO MÉTODO CIENTÍFICO, ALÉM DA UTILIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DOCUMENTAL. O ESTUDO DISCORRE ACERCA DA FORMAÇÃO DO LEITOR, DO ENSINO DO TEXTO LITERÁRIO E ANALISA AS INFORMAÇÕES COLETADAS A PARTIR DE UM ARCABOUÇO TEÓRICO ROBUSTO.