O ASSUNTO INCLUS?O NA ATUALIDADE PODE SER BASTANTE POL?MICO, CRIANDO MUITOS QUESTIONAMENTOS E
PROBLEMATIZA??ES. A DEFICI?NCIA VISUAL, ALVO DESTE ESTUDO, REQUER UMA POL?TICA DE ACESSIBILIDADE PARA
QUE SEJA ASSEGURADO N?O S? O INGRESSO DE CEGOS NAS UNIVERSIDADES, MAS TAMB?M A PERMAN?NCIA DESSES
ESTUDANTES. DIANTE DESSAS INFORMA??ES, ESTA PESQUISA TEM O INTUITO DE INVESTIGAR OS RECURSOS E PR?TICAS
QUE T?M SIDO ADOTADAS PELO CENTRO DE EDUCA??O- CE DA UFPE PARA QUE ATENDA ?S EXIG?NCIAS LEGAIS
PARA UM AMBIENTE ACESS?VEL ?S PESSOAS COM DEFICI?NCIA VISUAL E CEGUEIRA. COMO RECURSO
METODOL?GICO UTILIZAMOS ENTREVISTA COM UMA ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CEGA E DE
UMA PROFISSIONAL DO CE RESPONS?VEL PELA TRADU??O EM BRAILLE DOS MATERIAIS USADOS POR DEFICIENTES
VISUAIS DE TODO CAMPUS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE AS SINALIZA??ES NAS EDIFICA??ES DO CENTRO S?O
ESCASSAS OU INEXISTENTES. POR?M ? OFERECIDO UM SERVI?O DE ORIENTA??O E MOBILIDADE - OM QUE
POSSIBILITA AO ESTUDANTE CEGO CIRCULAR POR TODAS AS ?REAS DO CENTRO DE MANEIRA AUT?NOMA.