PRÁTICA PROFISSIONAL DURANTE O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA - REFLEXÃO E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO 1º AO 5º ANO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69335 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 7011 "titulo" => "PRÁTICA PROFISSIONAL DURANTE O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA - REFLEXÃO E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO 1º AO 5º ANO" "resumo" => "O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA É UMA REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, NESTE TRABALHO FOCALIZAMOS O PROFESSOR DE 1º A 5º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO PIAUÍ, OBJETIVANDO REFLETIR A PRÁTICA DOS PROFESSORES FRENTE ÀS AULAS REMOTAS; COMPREENDER COMO OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTRIBUÍRAM PARA O ENFRENTAMENTO DESTA REALIDADE; ELENCAR AS DIFICULDADES TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS E INVESTIGAR A PERSPECTIVA QUE ELES POSSUEM SOBRE A EDUCAÇÃO NO FUTURO PÓS-PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, COM ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS EM FORMATO DE FORMULÁRIO ONLINE. OS PROFESSORES COMPARTILHARAM SUAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS E CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO ESTÁ OCORRENDO, ATRAVÉS DE ENTREGA DE ATIVIDADES, MATERIAIS IMPRESSOS E LIVROS DIDÁTICOS, AS DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES SÃO DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, POR PROFESSORES E ALUNOS, A DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO COM AS FAMÍLIAS. QUANTO A FORMAÇÃO INICIAL FOI APREENDIDO QUE OS SUJEITOS REFLETIRAM SUA PRÁTICA NA EXECUÇÃO DAS AULAS REMOTAS, E A MAIORIA RELATA QUE SEU CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL NÃO OS PREPAROU PARA DESAFIOS COMO ESSE, PRINCIPALMENTE PARA O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, A MAIORIA RELATOU QUE NÃO PARTICIPOU DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA, MAS QUE JULGAM NECESSÁRIO BUSCAR UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA FRENTE A ESTES NOVOS DESAFIOS. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA INSTIGOU OS PROFESSORES A REFLETIREM SOBRE SUAS PRÁTICAS E SUAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA SÃO DE UMA PRÁTICA VOLTADA PARA A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7011_23092020155023.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DE SOUSA ALVES " "autor_nome_curto" => "BEATRIZ ALVES" "autor_email" => "be.alvesousa@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69335 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 7011 "titulo" => "PRÁTICA PROFISSIONAL DURANTE O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA - REFLEXÃO E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO 1º AO 5º ANO" "resumo" => "O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA É UMA REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, NESTE TRABALHO FOCALIZAMOS O PROFESSOR DE 1º A 5º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO PIAUÍ, OBJETIVANDO REFLETIR A PRÁTICA DOS PROFESSORES FRENTE ÀS AULAS REMOTAS; COMPREENDER COMO OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTRIBUÍRAM PARA O ENFRENTAMENTO DESTA REALIDADE; ELENCAR AS DIFICULDADES TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS E INVESTIGAR A PERSPECTIVA QUE ELES POSSUEM SOBRE A EDUCAÇÃO NO FUTURO PÓS-PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, COM ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS EM FORMATO DE FORMULÁRIO ONLINE. OS PROFESSORES COMPARTILHARAM SUAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS E CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO ESTÁ OCORRENDO, ATRAVÉS DE ENTREGA DE ATIVIDADES, MATERIAIS IMPRESSOS E LIVROS DIDÁTICOS, AS DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES SÃO DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, POR PROFESSORES E ALUNOS, A DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO COM AS FAMÍLIAS. QUANTO A FORMAÇÃO INICIAL FOI APREENDIDO QUE OS SUJEITOS REFLETIRAM SUA PRÁTICA NA EXECUÇÃO DAS AULAS REMOTAS, E A MAIORIA RELATA QUE SEU CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL NÃO OS PREPAROU PARA DESAFIOS COMO ESSE, PRINCIPALMENTE PARA O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, A MAIORIA RELATOU QUE NÃO PARTICIPOU DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA, MAS QUE JULGAM NECESSÁRIO BUSCAR UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA FRENTE A ESTES NOVOS DESAFIOS. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA INSTIGOU OS PROFESSORES A REFLETIREM SOBRE SUAS PRÁTICAS E SUAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA SÃO DE UMA PRÁTICA VOLTADA PARA A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7011_23092020155023.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DE SOUSA ALVES " "autor_nome_curto" => "BEATRIZ ALVES" "autor_email" => "be.alvesousa@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }