ESTE TEXTO SE REFERE A UM PROJETO DE PESQUISA FINANCIADO PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE
INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPQ), E OBJETIVA A REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DAS PRODUÇÕES
EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO SUL DE MATO GROSSO E EM MATO GROSSO DO SUL NO SÉCULO XX. BUSCA-SE
TAMBÉM IDENTIFICAR O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NESSA REGIÃO DO
PAÍS; LEVANTAR O NÚMERO DE PRODUÇÕES QUE ENFOCAM ESPECIFICAMENTE O MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS; E
DETECTAR AS PESQUISAS ACERCA DAS PRESENÇAS/AUSÊNCIAS E DA AÇÃO DAS MULHERES NO PROCESSO HISTÓRICO
EDUCATIVO. PROCEDEU-SE AO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NA SCIELO (SCIENTIFIC
ELECTRONIC LIBRARY ONLINE), DE RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES PRESENTES NA BIBLIOTECA DIGITAL
BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) E NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES
(COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR). O ESTUDO É DE NATUREZA
QUANTI/QUALITATIVA DE CARÁTER DE REVISÃO. ADEMAIS ESSES DADOS FORAM COMPILADOS DESCREVENDO OS
MATERIAIS ENCONTRADOS. NA ÚLTIMA ETAPA DA PESQUISA FOI PROCEDIDA UMA ANÁLISE DO MATERIAL TENDO EM
VISTA AS QUESTÕES E OS OBJETIVOS ESTABELECIDOS. A PARTIR DOS RESULTADOS É POSSÍVEL IDENTIFICAR UM NÚMERO
SIGNIFICATIVO DE TRABALHOS QUE VERSAM SOBRE DIFERENTES ASPECTOS DA EDUCAÇÃO NO RECORTE ESPACIAL E
TEMPORAL PROPOSTOS. NO ENTANTO, A PESQUISA REVELOU QUE EXISTEM POUCOS TRABALHOS QUE SE DEBRUÇAM
SOBRE A QUESTÃO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO FEMININA E DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
(ESPECIFICAMENTE NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS).