O PRESENTE TRABALHO ENFATIZA A IMPORTÂNCIA QUE DESDE A FORMAÇÃO INICIAL OS PROFESSORES SEJAM PREPARADOS PARA TRABALHAR A MATEMÁTICA DE UMA FORMA MAIS PRÁTICA, EM UM CONTEXTO MAIS SIGNIFICATIVO PARA O ALUNO E DINÂMICO, MOSTRANDO A SUA APLICABILIDADE PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS DA VIDA COTIDIANA. PARA OBTERMOS MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA EM QUESTÃO TOMAMOS COMO FOCO DA PESQUISA A E.E.E.M. PROFESSORA SOCORRO OLIVEIRA DA ROCHA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE OURÉM NO ESTADO DO PARÁ, POIS A PARTIR DE UM MAPEAMENTO INFORMAL, PERCEBEU-SE A NECESSIDADE DE APRESENTAMOS PARA OS PROFISSIONAIS DESTA INSTITUIÇÃO, NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM O INTUITO DE CORROBORAR COM A APRENDIZAGEM E TENTAR COMPROVAR POR MEIO DA PESQUISA A IMPORTÂNCIA DO USO DE NOVAS METODOLOGIAS. DENTRE ELAS A “MODELAGEM MATEMÁTICA”, FORA A ESCOLHIDA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A ANÁLISE DE DADOS PARA ESTE TRABALHO. A ESTRATÉGIA TEM COMO FINALIDADE FACILITAR À COMPREENSÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LOGICO, CRIATIVIDADE E A CURIOSIDADE DOS ALUNOS ENVOLVIDOS E PROPICIANDO, DESSA FORMA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.