AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NO COTIDIANO DOS JOVENS, SEJA POR MEIO DE JOGOS ELETRÔNICOS, INTERNET E OUTROS MEIOS MIDIÁTICOS. MAS TECNOLOGIAS NÃO TÃO MODERNAS – CONHECIDAS ASSIM POR ESTAREM PRESENTES HÁ SÉCULOS, À DESPEITO DA MÍDIA IMPRESSA, POR EXEMPLO, OU ATÉ MESMO A TELEVISÃO, ESTÃO AINDA MUITO PRESENTES NO COTIDIANO POPULACIONAL. A TELEVISÃO ENCONTRA-SE PRESENTE NOS MAIS VARIADOS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, E PODE PROPORCIONAR AOS EDUCADORES UMA FERRAMENTA RELEVANTE À FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS. OS DESENHOS ANIMADOS, DESSA FORMA, TÃO PRESENTES NO DIA A DIA DOS ALUNOS, TORNAM-SE INSTRUMENTOS QUE TRANSMITEM INFORMAÇÕES DA ATUALIDADE, FORNECENDO CERTA REPRESENTAÇÃO DO MUNDO, ISTO PORQUE AS SIGNIFICAÇÕES TRANSMITIDAS PELA TELEVISÃO SÃO APROPRIADAS E REELABORADAS PELOS ALUNOS A PARTIR DE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS. FICA EVIDENTE, PORTANTO, A PROPOSTA DO PRESENTE ESTUDO EM UTILIZAR-SE DOS DESENHOS ANIMADOS COMO DOCUMENTOS PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL QUE CHAME A ATENÇÃO PARA O INCENTIVO AO DEBATE NAS ESCOLAS E, DESSA FORMA, SUPRINDO A PROBLEMATIZAÇÃO DA FALTA DE INTERESSE DO ALUNADO E A FALTA DE RECURSOS DIDÁTICOS PRESENTES EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES, LEVANDO AOS EDUCADORES UM RECURSO DIDÁTICO AUXILIAR ÀS AULAS DE GEOGRAFIA, ALÉM DE DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO NO ALUNO DIANTE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.