SÍNDROME DE DOWN: UMA COMPARAÇÃO DE PERSPECTIVAS - ESCOLA E FAMÍLIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69555 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2136 "inscrito_id" => 6455 "titulo" => "SÍNDROME DE DOWN: UMA COMPARAÇÃO DE PERSPECTIVAS - ESCOLA E FAMÍLIA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE ANÁLISE DE UMA ENTREVISTA REALIZADA COM A DIRETORA DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PINHAIS, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA/PR E COM A FAMÍLIA DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN. TEM COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS PERSPECTIVAS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA DIANTE DO PROCESSO INCLUSIVO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. O REFERIDO ESTUDO É DE CUNHO QUALITATIVO, O QUAL TEVE DUAS FASES METODOLÓGICAS: (I) REVISÃO DE LITERATURA DE OBRAS E AUTORES SOBRE A TEMÁTICA, DE MODO A PROPORCIONAR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, O PAPEL DO PROFESSOR NESTE PROCESSO E SOBRE A SÍNDROME DE DOWN; (II) EM CARÁTER EMPÍRICO, SENDO ELABORADOS E APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, ENTREGUES UM PARA INSTITUIÇÃO E OUTRO À FAMÍLIA, PARA COMPREENDER AS PERSPECTIVAS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO E CONFRONTÁ-LAS. O PROJETO DE PESQUISA E POR CONSEQUÊNCIA O QUESTIONÁRIO, FORAM APROVADOS PELO COMITÊ DE ÉTICA DA INSTITUIÇÃO, E ESTÁ NA PLATAFORMA BRASIL. COM BASE NA ANÁLISE DOS DADOS, OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE POSITIVOS, COMPARADOS AOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS. CONTUDO, VALE RESSALTAR QUE AINDA HÁ MUITO O QUE PESQUISAR E ESTUDAR E PRINCIPALMENTE FAZER. É PRECISO INCENTIVAR A COMUNICAÇÃO ABERTA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA E MELHORAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DESTA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SÍNDROME DE DOWN, ESCOLA E FAMÍLIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6455_28092020203034.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DIAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ALINE DIAS DE LIMA" "autor_email" => "alinedlima1998@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69555 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2136 "inscrito_id" => 6455 "titulo" => "SÍNDROME DE DOWN: UMA COMPARAÇÃO DE PERSPECTIVAS - ESCOLA E FAMÍLIA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE ANÁLISE DE UMA ENTREVISTA REALIZADA COM A DIRETORA DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PINHAIS, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA/PR E COM A FAMÍLIA DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN. TEM COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS PERSPECTIVAS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA DIANTE DO PROCESSO INCLUSIVO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. O REFERIDO ESTUDO É DE CUNHO QUALITATIVO, O QUAL TEVE DUAS FASES METODOLÓGICAS: (I) REVISÃO DE LITERATURA DE OBRAS E AUTORES SOBRE A TEMÁTICA, DE MODO A PROPORCIONAR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, O PAPEL DO PROFESSOR NESTE PROCESSO E SOBRE A SÍNDROME DE DOWN; (II) EM CARÁTER EMPÍRICO, SENDO ELABORADOS E APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, ENTREGUES UM PARA INSTITUIÇÃO E OUTRO À FAMÍLIA, PARA COMPREENDER AS PERSPECTIVAS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO E CONFRONTÁ-LAS. O PROJETO DE PESQUISA E POR CONSEQUÊNCIA O QUESTIONÁRIO, FORAM APROVADOS PELO COMITÊ DE ÉTICA DA INSTITUIÇÃO, E ESTÁ NA PLATAFORMA BRASIL. COM BASE NA ANÁLISE DOS DADOS, OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE POSITIVOS, COMPARADOS AOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS. CONTUDO, VALE RESSALTAR QUE AINDA HÁ MUITO O QUE PESQUISAR E ESTUDAR E PRINCIPALMENTE FAZER. É PRECISO INCENTIVAR A COMUNICAÇÃO ABERTA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA E MELHORAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DESTA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SÍNDROME DE DOWN, ESCOLA E FAMÍLIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6455_28092020203034.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DIAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ALINE DIAS DE LIMA" "autor_email" => "alinedlima1998@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }