NESTE ARTIGO SERÁ DISCUTIDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA A AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E EXPLICATIVA COM A INTENÇÃO DE INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER UM INDIVÍDUO EM SEU ASPECTO INTEGRAL COMO DISCORRE A BNCC, (2018). COLOCANDO A ESCOLA COMO PEÇA CHAVE NA CRIAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MUITO MELHOR. ESTE ARTIGO DISCUTE SOBRE AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA A APRENDIZAGEM E SOBRE TRÊS COMPETÊNCIAS DAS DEZ COMPETÊNCIAS GERAIS ELENCADAS NA BNCC, (2018), TRABALHO E PROJETO DE VIDA, AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO, EMPATIA E COOPERAÇÃO. ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONSIDERAMOS QUE A ESCOLA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES EMOCIONAIS E QUE UM INDIVÍDUO EMOCIONALMENTE INTELIGENTE PODE CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MAIS TOLERANTE, CRIATIVA, CONFIANTE, COOPERATIVA E AMÁVEL.