O PRESENTE ARTIGO TEM POR INTUITO INVESTIGAR COMO SE DÁ A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS, A PARTIR DOS DESAFIOS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS UTILIZADAS POR UM PROFESSOR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB. PARA ISSO, FOI NECESSÁRIO INTRODUZIR A HISTÓRIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS); DISCUTIR O CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, INTERLIGANDO COM A ESPECIFICIDADE DO PROCESSO COM ALUNOS SURDOS; E, POR FIM, APRESENTAR UMA ENTREVISTA REALIZADA COM UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DE CRIANÇAS SURDAS. A PESQUISA TEM NATUREZA QUALITATIVA E A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO INTUITO DE LEVANTAR OS ESTUDOS EXISTENTES SOBRE A TEMÁTICA, BEM COMO A PESQUISA EXPLORATÓRIA, UTILIZANDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. CONCLUÍMOS QUE A FALTA DE MATERIAIS PROPÍCIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS É UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS EXISTENTES.