O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) COMO PARTE DOS QUESITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE EM ENSINO DE FÍSICA. ESTE TRABALHO UTILIZOU A PARCERIA ENTRE AS ARTES CÊNICAS E A FÍSICA, COMO EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM COM O PROPÓSITO DE ALUNOS E PROFESSORES ASSUMIREM O SEU PROTAGONISMO NA BUSCA PELO CONHECIMENTO. PARA ISTO GUIOU-SE À LUZ DE DUAS TEORIAS EDUCACIONAIS, A DO INSTRUMENTALISMO EVOLUCIONISTA PROPOSTA POR BRUNER (1960) NA QUAL CONSIDERA A APRENDIZAGEM DE QUALQUER CONTEÚDO COMO ALGO PLENO E ATINGÍVEL A TODOS, SENDO NÃO OBSTANTE AO ESTÁGIO DE VIDA EM QUE ESTEJAM E A DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD (1990), IMPULSIONADA POR CAMINHOS DE MAIS RECIPROCIDADE ENTRE EDUCADORES E ESTUDANTES PARA QUE ASSIM AMBOS POSSAM EVOLUIR-SE COGNITIVAMENTE. ESTA PESQUISA DINAMIZOU O ENSINO DE FÍSICA, SENDO QUE A PROPOSTA BASEOU-SE NA CONSTRUÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS QUE TROUXERAM EM SEUS ROTEIROS TEMÁTICAS MINISTRADAS NORMALMENTE NAS AULAS DE FÍSICA. O PRODUTO EDUCACIONAL CRIADO POR MEIO DA PESQUISA FOI UM CADERNO DIDÁTICO COMPOSTO DE PEÇAS TEATRAIS QUE TROUXE EM SEUS ROTEIROS OS SEGUINTES ASSUNTOS DE FÍSICA: MECÂNICA, ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA QUE FORAM PREVIAMENTE SELECIONADOS PELOS ALUNOS COLABORADORES, E O MESMO PODE SER ACESSADO POR MEIO DO QR CODE DISPONÍVEL NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTE ARTIGO. AS AUTORAS CONSIDERA-SE QUE O TRABALHO DESPERTOU O INTERESSE NOS PARTICIPANTES NA BUSCA POR CONHECIMENTOS E TORNOU ESTE PROCESSO MAIS PRAZEROSO A AMBOS OS ENVOLVIDOS.