ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE EXPERIMENTOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68574 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1552 "inscrito_id" => 5367 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE EXPERIMENTOS" "resumo" => "O ENSINO DE CI?NCIAS NO BRASIL CONSTITUI-SE UM GRANDE DESAFIO PARA A ESCOLA P?BLICA, POIS N?O H? BONS PROGRAMAS DE ENSINO DE CI?NCIAS ESPECIFICAMENTE VOLTADOS PARA A EDUCA??O INFANTIL. AL?M DISSO, AINDA H? O FATO DE AS POL?TICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS AL?AREM ? ESCOLA A CONDI??O DE FORMADORA DE M?O DE OBRA QUALIFICADA, ALIGEIRADA E DESVINCULANDO A TEORIA DA PR?TICA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PARA MELHORAR O ESTUDO E ENSINO DE CI?NCIAS NA ESCOLA P?BLICA. NOSSA FUNDAMENTA??O TE?RICA SE BASEOU NOS ESTUDOS ARCE, SILVA E VAROTTO (2011) QUE TRATAM DO ENSINO DE CI?NCIAS NA EDUCA??O INFANTIL; SAGAN (1996) SOBRE COMO A CI?NCIA DEVE SER VISTA NO MUNDO; GERALDO (2014) QUE FALA ACERCA DA DID?TICA DE CI?NCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA HIST?RICO-CR?TICA AL?M DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO NO BRASIL E CEAR? COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEAR? (DCRC). OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CI?NCIAS PROPORCIONAM AOS SUJEITOS PARTICIPANTES O PROTAGONISMO NO ESTUDO DO TEMA PROPOSTO, A COMPREENS?O DOS CONCEITOS APRESENTADOS E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO OBSERVA??O, LEVANTAMENTO DE HIP?TESES, INVESTIGA??O E EXPERIMENTA??O, UMA VEZ QUE TODOS COLOCARAM A ?M?O NA MASSA?. CONCLU?MOS, PORTANTO, QUE O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PODER? IMPLICAR EM MAIS QUALIDADE NO ENSINO DE CI?NCIAS, SUBSIDIANDO O PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, AMPLIANDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, EXPERIMENTOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID5367_02092020003616.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GONÇALVES DE SOUSA FILHO" "autor_nome_curto" => "F G SOUSA FILHO" "autor_email" => "franciscogsfilho1@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68574 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1552 "inscrito_id" => 5367 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE EXPERIMENTOS" "resumo" => "O ENSINO DE CI?NCIAS NO BRASIL CONSTITUI-SE UM GRANDE DESAFIO PARA A ESCOLA P?BLICA, POIS N?O H? BONS PROGRAMAS DE ENSINO DE CI?NCIAS ESPECIFICAMENTE VOLTADOS PARA A EDUCA??O INFANTIL. AL?M DISSO, AINDA H? O FATO DE AS POL?TICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS AL?AREM ? ESCOLA A CONDI??O DE FORMADORA DE M?O DE OBRA QUALIFICADA, ALIGEIRADA E DESVINCULANDO A TEORIA DA PR?TICA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PARA MELHORAR O ESTUDO E ENSINO DE CI?NCIAS NA ESCOLA P?BLICA. NOSSA FUNDAMENTA??O TE?RICA SE BASEOU NOS ESTUDOS ARCE, SILVA E VAROTTO (2011) QUE TRATAM DO ENSINO DE CI?NCIAS NA EDUCA??O INFANTIL; SAGAN (1996) SOBRE COMO A CI?NCIA DEVE SER VISTA NO MUNDO; GERALDO (2014) QUE FALA ACERCA DA DID?TICA DE CI?NCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA HIST?RICO-CR?TICA AL?M DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO NO BRASIL E CEAR? COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEAR? (DCRC). OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CI?NCIAS PROPORCIONAM AOS SUJEITOS PARTICIPANTES O PROTAGONISMO NO ESTUDO DO TEMA PROPOSTO, A COMPREENS?O DOS CONCEITOS APRESENTADOS E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO OBSERVA??O, LEVANTAMENTO DE HIP?TESES, INVESTIGA??O E EXPERIMENTA??O, UMA VEZ QUE TODOS COLOCARAM A ?M?O NA MASSA?. CONCLU?MOS, PORTANTO, QUE O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PODER? IMPLICAR EM MAIS QUALIDADE NO ENSINO DE CI?NCIAS, SUBSIDIANDO O PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, AMPLIANDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, EXPERIMENTOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID5367_02092020003616.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GONÇALVES DE SOUSA FILHO" "autor_nome_curto" => "F G SOUSA FILHO" "autor_email" => "franciscogsfilho1@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }