ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB. NESSA PERSPECTIVA, DISCUTIMOS O BRINCAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAGOA SECA-PB. PARA TAL, UTILIZAMOS AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, 2009, E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, 2017, BEM COMO DISCUSSÕES TEÓRICAS QUE COMPREENDEM O BRINCAR COMO PRINCIPAL EIXO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS PROCEDIMENTOS SÃO A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA-SEMIESTRUTURADA. POR INSTRUMENTOS, UTILIZAMOS O DIÁRIO DE CAMPO, FOTOGRAFIAS, FILMAGENS E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO. O MÉTODO DE ANÁLISE UTILIZADO FOI NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. A PESQUISA APONTA QUE O BRINCAR MAIS LIVRE PELAS CRIANÇAS APARECE EM MOMENTOS ESPECÍFICOS DA ROTINA DAS INSTITUIÇÕES, A EXEMPLO, DO RECREIO OU PARA OCUPAR O TEMPO LIVRE DELAS, BEM COMO EM PERÍODOS ESPECÍFICOS DO ANO, COMO NO FOLCLORE, NO MÊS DE AGOSTO, A PARTIR DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS. NAS PRÁTICAS, O BRINCAR É GERALMENTE, DIRIGIDO PELAS PROFESSORAS PARA ENSINAR CONTEÚDOS E PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS.