Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS REMOTAS EM TEMPO DE PANDEMIA: DESAFIOS EPERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, COVID-19, EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS DIGITAIS, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68086
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 5382
    "titulo" => "AULAS REMOTAS EM TEMPO DE PANDEMIA: DESAFIOS EPERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS"
    "resumo" => """
      AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM O AVAN?O DO CORONAV?RUS, CAUSADOR DA DOEN?A DENOMINADA\r\n
      COVID-19, PROVOCARAM DIVERSAS MUDAN?AS, ATINGINDO V?RIAS ?REAS DA SOCIEDADE SEJA ELA\r\n
      ECON?MICA, SOCIAL E AT? MESMO A ?REA EDUCACIONAL. NA EDUCA??O, O ISOLAMENTO SOCIAL E A\r\n
      SUSPENS?O DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO, TORNOU NECESS?RIA A ADO??O DO ENSINO REMOTO,\r\n
      COMO MEDIDA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DESAFIANDO ASSIM A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A\r\n
      SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO SOCIAL. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO\r\n
      IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE PROFESSORES E ALUNOS EM RELA??O ?S AULAS REMOTAS\r\n
      OFERTADAS POR INSTITUI??ES P?BLICAS NOS N?VEIS FUNDAMENTAIS E M?DIOS. O TRABALHO DE ABORDAGEM\r\n
      QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA APLICA??O DE DOIS QUESTION?RIOS COM QUEST?ES ABERTAS E\r\n
      FECHADAS, PARTICIPANDO DA PESQUISA 28 INTEGRANTES, SENDO 11 (ONZE) PROFESSORES E 17 (DEZESSETE)\r\n
      ALUNOS PROVENIENTES DAS REDES P?BLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE ENSINO DAS CIDADES DE\r\n
      PEND?NCIAS, MACAU, ALTO DO RODRIGUES E GUAMAR?, LOCALIZADAS NO RIO GRANDE DO NORTE. OS\r\n
      RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE OS ALUNOS APRESENTAM V?RIAS DIFICULDADES RELACIONADAS AO ACESSO\r\n
      ? INTERNET E AOS EQUIPAMENTOS TECNOL?GICOS. QUANTO AOS PROFESSORES, DENTRE AS PRINCIPAIS\r\n
      DIFICULDADES ENFRENTADAS, ENCONTRAM SE O DESINTERESSE DOS ALUNOS FALTA DE EQUIPAMENTOS E DE\r\n
      APOIO DOS PAIS. CONCLU?SSE ASSIM, QUE ? NECESS?RIAUMA MAIOR ATUA??O DA FAM?LIA E DAS REDES DE\r\n
      ENSINO, COMO TAMB?M INVESTIMENTO EM RECURSOS TECNOL?GICOS, DENTRE OUTROS, PARA QUE AS\r\n
      CONSEQU?NCIAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO, ADOTADA DE MANEIRA EMERGENCIAL, GEREM MENOS\r\n
      CONSEQU?NCIAS NEGATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, COVID-19, EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS DIGITAIS, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5382_03092020142029.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KACIA KYSSY CÂMARA DE OLIVEIRA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "KACIA MIRANDA"
    "autor_email" => "kyssykacia@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68086
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 5382
    "titulo" => "AULAS REMOTAS EM TEMPO DE PANDEMIA: DESAFIOS EPERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS"
    "resumo" => """
      AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM O AVAN?O DO CORONAV?RUS, CAUSADOR DA DOEN?A DENOMINADA\r\n
      COVID-19, PROVOCARAM DIVERSAS MUDAN?AS, ATINGINDO V?RIAS ?REAS DA SOCIEDADE SEJA ELA\r\n
      ECON?MICA, SOCIAL E AT? MESMO A ?REA EDUCACIONAL. NA EDUCA??O, O ISOLAMENTO SOCIAL E A\r\n
      SUSPENS?O DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO, TORNOU NECESS?RIA A ADO??O DO ENSINO REMOTO,\r\n
      COMO MEDIDA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DESAFIANDO ASSIM A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A\r\n
      SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO SOCIAL. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO\r\n
      IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE PROFESSORES E ALUNOS EM RELA??O ?S AULAS REMOTAS\r\n
      OFERTADAS POR INSTITUI??ES P?BLICAS NOS N?VEIS FUNDAMENTAIS E M?DIOS. O TRABALHO DE ABORDAGEM\r\n
      QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA APLICA??O DE DOIS QUESTION?RIOS COM QUEST?ES ABERTAS E\r\n
      FECHADAS, PARTICIPANDO DA PESQUISA 28 INTEGRANTES, SENDO 11 (ONZE) PROFESSORES E 17 (DEZESSETE)\r\n
      ALUNOS PROVENIENTES DAS REDES P?BLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE ENSINO DAS CIDADES DE\r\n
      PEND?NCIAS, MACAU, ALTO DO RODRIGUES E GUAMAR?, LOCALIZADAS NO RIO GRANDE DO NORTE. OS\r\n
      RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE OS ALUNOS APRESENTAM V?RIAS DIFICULDADES RELACIONADAS AO ACESSO\r\n
      ? INTERNET E AOS EQUIPAMENTOS TECNOL?GICOS. QUANTO AOS PROFESSORES, DENTRE AS PRINCIPAIS\r\n
      DIFICULDADES ENFRENTADAS, ENCONTRAM SE O DESINTERESSE DOS ALUNOS FALTA DE EQUIPAMENTOS E DE\r\n
      APOIO DOS PAIS. CONCLU?SSE ASSIM, QUE ? NECESS?RIAUMA MAIOR ATUA??O DA FAM?LIA E DAS REDES DE\r\n
      ENSINO, COMO TAMB?M INVESTIMENTO EM RECURSOS TECNOL?GICOS, DENTRE OUTROS, PARA QUE AS\r\n
      CONSEQU?NCIAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO, ADOTADA DE MANEIRA EMERGENCIAL, GEREM MENOS\r\n
      CONSEQU?NCIAS NEGATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, COVID-19, EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS DIGITAIS, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5382_03092020142029.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KACIA KYSSY CÂMARA DE OLIVEIRA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "KACIA MIRANDA"
    "autor_email" => "kyssykacia@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM O AVAN?O DO CORONAV?RUS, CAUSADOR DA DOEN?A DENOMINADA COVID-19, PROVOCARAM DIVERSAS MUDAN?AS, ATINGINDO V?RIAS ?REAS DA SOCIEDADE SEJA ELA ECON?MICA, SOCIAL E AT? MESMO A ?REA EDUCACIONAL. NA EDUCA??O, O ISOLAMENTO SOCIAL E A SUSPENS?O DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO, TORNOU NECESS?RIA A ADO??O DO ENSINO REMOTO, COMO MEDIDA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DESAFIANDO ASSIM A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO SOCIAL. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE PROFESSORES E ALUNOS EM RELA??O ?S AULAS REMOTAS OFERTADAS POR INSTITUI??ES P?BLICAS NOS N?VEIS FUNDAMENTAIS E M?DIOS. O TRABALHO DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA APLICA??O DE DOIS QUESTION?RIOS COM QUEST?ES ABERTAS E FECHADAS, PARTICIPANDO DA PESQUISA 28 INTEGRANTES, SENDO 11 (ONZE) PROFESSORES E 17 (DEZESSETE) ALUNOS PROVENIENTES DAS REDES P?BLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE ENSINO DAS CIDADES DE PEND?NCIAS, MACAU, ALTO DO RODRIGUES E GUAMAR?, LOCALIZADAS NO RIO GRANDE DO NORTE. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE OS ALUNOS APRESENTAM V?RIAS DIFICULDADES RELACIONADAS AO ACESSO ? INTERNET E AOS EQUIPAMENTOS TECNOL?GICOS. QUANTO AOS PROFESSORES, DENTRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS, ENCONTRAM SE O DESINTERESSE DOS ALUNOS FALTA DE EQUIPAMENTOS E DE APOIO DOS PAIS. CONCLU?SSE ASSIM, QUE ? NECESS?RIAUMA MAIOR ATUA??O DA FAM?LIA E DAS REDES DE ENSINO, COMO TAMB?M INVESTIMENTO EM RECURSOS TECNOL?GICOS, DENTRE OUTROS, PARA QUE AS CONSEQU?NCIAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO, ADOTADA DE MANEIRA EMERGENCIAL, GEREM MENOS CONSEQU?NCIAS NEGATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.