AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS COM O AVAN?O DO CORONAV?RUS, CAUSADOR DA DOEN?A DENOMINADA
COVID-19, PROVOCARAM DIVERSAS MUDAN?AS, ATINGINDO V?RIAS ?REAS DA SOCIEDADE SEJA ELA
ECON?MICA, SOCIAL E AT? MESMO A ?REA EDUCACIONAL. NA EDUCA??O, O ISOLAMENTO SOCIAL E A
SUSPENS?O DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO, TORNOU NECESS?RIA A ADO??O DO ENSINO REMOTO,
COMO MEDIDA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DESAFIANDO ASSIM A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A
SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO SOCIAL. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO
IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE PROFESSORES E ALUNOS EM RELA??O ?S AULAS REMOTAS
OFERTADAS POR INSTITUI??ES P?BLICAS NOS N?VEIS FUNDAMENTAIS E M?DIOS. O TRABALHO DE ABORDAGEM
QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA APLICA??O DE DOIS QUESTION?RIOS COM QUEST?ES ABERTAS E
FECHADAS, PARTICIPANDO DA PESQUISA 28 INTEGRANTES, SENDO 11 (ONZE) PROFESSORES E 17 (DEZESSETE)
ALUNOS PROVENIENTES DAS REDES P?BLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE ENSINO DAS CIDADES DE
PEND?NCIAS, MACAU, ALTO DO RODRIGUES E GUAMAR?, LOCALIZADAS NO RIO GRANDE DO NORTE. OS
RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE OS ALUNOS APRESENTAM V?RIAS DIFICULDADES RELACIONADAS AO ACESSO
? INTERNET E AOS EQUIPAMENTOS TECNOL?GICOS. QUANTO AOS PROFESSORES, DENTRE AS PRINCIPAIS
DIFICULDADES ENFRENTADAS, ENCONTRAM SE O DESINTERESSE DOS ALUNOS FALTA DE EQUIPAMENTOS E DE
APOIO DOS PAIS. CONCLU?SSE ASSIM, QUE ? NECESS?RIAUMA MAIOR ATUA??O DA FAM?LIA E DAS REDES DE
ENSINO, COMO TAMB?M INVESTIMENTO EM RECURSOS TECNOL?GICOS, DENTRE OUTROS, PARA QUE AS
CONSEQU?NCIAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO, ADOTADA DE MANEIRA EMERGENCIAL, GEREM MENOS
CONSEQU?NCIAS NEGATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR.