XADREZ COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE
MATEMÁTICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69712 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 4772 "titulo" => """ XADREZ COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE\r\n MATEMÁTICA """ "resumo" => """ O XADREZ É UM JOGO QUE ENVOLVE ESTRATÉGIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E, SOBRETUDO, PENSAMENTO RÁPIDO PARA\r\n PREVER JOGADAS; DEVIDO A ISSO, É POSSÍVEL LIGÁ-LO A DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ARTIGO PROCURA\r\n MOSTRAR COMO PODEMOS RELACIONAR O XADREZ COM A MATEMÁTICA E APLICÁ-LO DE UMA MANEIRA LÚDICA PARA\r\n MOTIVAR OS ALUNOS SEM FUGIR DOS ASSUNTOS QUE SERIAM ABORDADOS EM SALA DE AULA. A PESQUISA FOI\r\n APLICADA POR MEIO DE FORMULÁRIO NO GOOGLE FORMS E COMPARTILHADA NAS REDES SOCIAIS. O PÚBLICO-ALVO\r\n ERAM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARTINS NO RIO GRANDE\r\n DO NORTE. ESSA PROPOSTA SURGIU DE UM GRUPO DE PESQUISA EM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE\r\n ATUAM TANTO NO ENSINO BÁSICO COMO NO ENSINO SUPERIOR, E TOMOU COMO BASE TEÓRICA SÁ (2012) QUE TEM\r\n INÚMEROS TRABALHOS SOBRE O USO DO XADREZ COMO RECURSO EDUCACIONAL E BUENO JUNIOR (2017) QUE CITA A\r\n RELAÇÃO DO XADREZ COM A MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA FORAM SATISFATÓRIOS, TENDO EM VISTA\r\n QUE FOI POSSÍVEL VERIFICAR A RELAÇÃO XADREZ/MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR, POSSIBILITANDO QUE OS\r\n ALUNOS SE SENTISSEM MAIS À VONTADE NA ABORDAGEM DE NOVOS CONTEÚDOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "XADREZ, MATEMÁTICA, LÚDICO, EDUCAÇÃO BÁSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID4772_29082020113456.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON JEFTY RODRIGUES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON JEFTY" "autor_email" => "andersonjefty2010@hotmail" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69712 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 4772 "titulo" => """ XADREZ COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE\r\n MATEMÁTICA """ "resumo" => """ O XADREZ É UM JOGO QUE ENVOLVE ESTRATÉGIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E, SOBRETUDO, PENSAMENTO RÁPIDO PARA\r\n PREVER JOGADAS; DEVIDO A ISSO, É POSSÍVEL LIGÁ-LO A DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ARTIGO PROCURA\r\n MOSTRAR COMO PODEMOS RELACIONAR O XADREZ COM A MATEMÁTICA E APLICÁ-LO DE UMA MANEIRA LÚDICA PARA\r\n MOTIVAR OS ALUNOS SEM FUGIR DOS ASSUNTOS QUE SERIAM ABORDADOS EM SALA DE AULA. A PESQUISA FOI\r\n APLICADA POR MEIO DE FORMULÁRIO NO GOOGLE FORMS E COMPARTILHADA NAS REDES SOCIAIS. O PÚBLICO-ALVO\r\n ERAM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARTINS NO RIO GRANDE\r\n DO NORTE. ESSA PROPOSTA SURGIU DE UM GRUPO DE PESQUISA EM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE\r\n ATUAM TANTO NO ENSINO BÁSICO COMO NO ENSINO SUPERIOR, E TOMOU COMO BASE TEÓRICA SÁ (2012) QUE TEM\r\n INÚMEROS TRABALHOS SOBRE O USO DO XADREZ COMO RECURSO EDUCACIONAL E BUENO JUNIOR (2017) QUE CITA A\r\n RELAÇÃO DO XADREZ COM A MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA FORAM SATISFATÓRIOS, TENDO EM VISTA\r\n QUE FOI POSSÍVEL VERIFICAR A RELAÇÃO XADREZ/MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR, POSSIBILITANDO QUE OS\r\n ALUNOS SE SENTISSEM MAIS À VONTADE NA ABORDAGEM DE NOVOS CONTEÚDOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "XADREZ, MATEMÁTICA, LÚDICO, EDUCAÇÃO BÁSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID4772_29082020113456.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON JEFTY RODRIGUES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON JEFTY" "autor_email" => "andersonjefty2010@hotmail" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }