ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA QUE CARTOGRAFOU PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IF). A PARTIR DAS DEMANDAS ENDEREÇADAS À PSICOLOGIA DA COORDENAÇÃO DE APOIO AO ESTUDANTE (CAE) DO IF, FOI FICANDO NÍTIDA A NECESSIDADE DE CRIAR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE COM O INTUITO DE PRODUZIR CONHECIMENTO COM OS PROFESSORES A PARTIR DA PESQUISA-INTERVENÇÃO PARA QUE PUDÉSSEMOS DESLOCAR E CONSTRUIR OUTROS MODOS DE SER PROFESSOR. DESSE MODO CONSTITUÍMOS DUAS TURMAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO QUAL PUDEMOS ATRAVÉS DOS ENCONTROS PRODUZIR CONVERSAS E ATIVIDADES EM QUE FOI POSSÍVEL DESNATURALIZAR E PROBLEMATIZAR COLETIVAMENTE OS PROCESSOS ESCOLARES E OS ENTENDIMENTOS SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES, PRODUZINDO INTERVENÇÕES E MODOS OUTROS DE EXPERIENCIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. AO PARTIR DAS PROBLEMATIZAÇÕES TRAZIDAS POR DELEUZE, KASTRUP E DIAS SOBRE A FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES QUE PROPÕE OUTROS MODOS DE FORMAR, PENSAR, SER, SENTIR A PARTIR DE ESPAÇOS DE PROBLEMATIZAÇÃO.