A DESAUTOMATIZAÇÃO DE DISCURSOS OBJETIFICADORES DOS CORPOS FEMININOS EM LETRAS DE MÚSICAS CONTEMPORÂNEAS ATRAVÉS DA INTERTEXTUALIDADE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67555 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 724 "inscrito_id" => 5602 "titulo" => "A DESAUTOMATIZAÇÃO DE DISCURSOS OBJETIFICADORES DOS CORPOS FEMININOS EM LETRAS DE MÚSICAS CONTEMPORÂNEAS ATRAVÉS DA INTERTEXTUALIDADE" "resumo" => "A M?SICA, DESDE A ANTIGUIDADE, FAZ PARTE DA VIDA HUMANA. ? CEN?RIO DE MUITAS EXPERI?NCIAS, NARRA RELA??ES, DESCREVE VIS?ES DE MUNDO, CONTAGIA OU EMOCIONA. EMPODERA, MAS TAMB?M VIOLENTA! SABENDO-SE QUE ESSAS EXPERI?NCIAS FORAM INTENSIFICADAS COM O ACESSO AS NOVAS TECNOLOGIAS, ONDE-SE PODE TER ACESSO A BENS CULTURAIS ?NA PALMA DAS M?OS? E QUE ESTA REALIDADE ? GRITANTE DENTRO DAS SALAS DE AULA. O PRESENTE ESTUDO CONSISTIU-SE EM UMA PESQUISA-A??O, TENDO-SE COMO PRINCIPAL OBJETIVO CONTESTAR E DESLEGITIMAR DISCURSOS PRESENTES EM LETRAS DE M?SICAS CONTEMPOR?NEAS QUE OBJETIFICAM OS CORPOS FEMININOS, SENSUALIZANDO-OS E SUBALTERNIZANDO-OS, SIMBOLICAMENTE E DISCURSIVAMENTE, PERANTE OS DESEJOS E ?MPETOS SEXUAIS DE UMA FIGURA MASCULINA; ATRAV?S DA DESAUTOMATIZA??O HEGEM?NICA-CULTURAL CONSTRU?DA PELA CONTESTA??O PAR?DICA DESSA LINGUAGEM. ANCORADA NOS CONCEITOS DE INTERPELA??O IDEOL?GICA (ORLANDI, 2005); DA NATURALIZA??O DA VIOL?NCIA SIMB?LICA, ATRAV?S DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS (BOURDIEU, APUD FERN?NDEZ, 2005); DA TR?ADE DA AD (BRAND?O, 2012); DA DESAUTOMATIZA??O HEGEM?NICA-CULTURAL, ATRAV?S DA INTERTEXTUALIDADE (SANT?ANNA, 2003) E REESTRUTURA??O DAS PR?TICAS DISCURSIVAS (MELO, 2009). OPTOU-SE PELA AN?LISE QUALITATIVA DOS DADOS OBTIDOS COM BASE EM (MINAYO, 2002) E (BALSISSERA, 2001) - ONDE-SE DE FORMA REFLEXIVA-CR?TICA, COOPERATIVA E CRIATIVA ? AS LETRAS GANHARAM UMA NOVA MATERIALIDADE HIST?RICA DISCURSIVA, DANDO-SE VOZ A CORPOS VIOLENTADOS E SILENCIADOS POR S?CULOS. CONTRIBUINDO, AINDA QUE INICIALMENTE, PARA A FORMA??O DE SUJEITOS/AGENTES CIENTES DA POTENCIALIDADE DE SUAS PR?TICAS DISCURSIVAS NA CONSTRU??O DA EQUIPOL?NCIA DAS VOZES SOCIAIS E DA REPRESENTATIVIDADE IGUALIT?RIA DOS CORPOS E PAP?IS SOCIAIS NOS DISCURSOS MIDI?TICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "OBJETIFICAÇÃO, CORPOS FEMININOS, PRÁTICAS DISCURSIVAS, DESAUTOMATIZAÇÃO, PARÓDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA5_ID5602_25082020131527.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOSMARA DE AGUIAR SILVA" "autor_nome_curto" => "AGUIAR" "autor_email" => "fabiosmara.aguiar@outlook" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU (FAFICA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67555 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 724 "inscrito_id" => 5602 "titulo" => "A DESAUTOMATIZAÇÃO DE DISCURSOS OBJETIFICADORES DOS CORPOS FEMININOS EM LETRAS DE MÚSICAS CONTEMPORÂNEAS ATRAVÉS DA INTERTEXTUALIDADE" "resumo" => "A M?SICA, DESDE A ANTIGUIDADE, FAZ PARTE DA VIDA HUMANA. ? CEN?RIO DE MUITAS EXPERI?NCIAS, NARRA RELA??ES, DESCREVE VIS?ES DE MUNDO, CONTAGIA OU EMOCIONA. EMPODERA, MAS TAMB?M VIOLENTA! SABENDO-SE QUE ESSAS EXPERI?NCIAS FORAM INTENSIFICADAS COM O ACESSO AS NOVAS TECNOLOGIAS, ONDE-SE PODE TER ACESSO A BENS CULTURAIS ?NA PALMA DAS M?OS? E QUE ESTA REALIDADE ? GRITANTE DENTRO DAS SALAS DE AULA. O PRESENTE ESTUDO CONSISTIU-SE EM UMA PESQUISA-A??O, TENDO-SE COMO PRINCIPAL OBJETIVO CONTESTAR E DESLEGITIMAR DISCURSOS PRESENTES EM LETRAS DE M?SICAS CONTEMPOR?NEAS QUE OBJETIFICAM OS CORPOS FEMININOS, SENSUALIZANDO-OS E SUBALTERNIZANDO-OS, SIMBOLICAMENTE E DISCURSIVAMENTE, PERANTE OS DESEJOS E ?MPETOS SEXUAIS DE UMA FIGURA MASCULINA; ATRAV?S DA DESAUTOMATIZA??O HEGEM?NICA-CULTURAL CONSTRU?DA PELA CONTESTA??O PAR?DICA DESSA LINGUAGEM. ANCORADA NOS CONCEITOS DE INTERPELA??O IDEOL?GICA (ORLANDI, 2005); DA NATURALIZA??O DA VIOL?NCIA SIMB?LICA, ATRAV?S DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS (BOURDIEU, APUD FERN?NDEZ, 2005); DA TR?ADE DA AD (BRAND?O, 2012); DA DESAUTOMATIZA??O HEGEM?NICA-CULTURAL, ATRAV?S DA INTERTEXTUALIDADE (SANT?ANNA, 2003) E REESTRUTURA??O DAS PR?TICAS DISCURSIVAS (MELO, 2009). OPTOU-SE PELA AN?LISE QUALITATIVA DOS DADOS OBTIDOS COM BASE EM (MINAYO, 2002) E (BALSISSERA, 2001) - ONDE-SE DE FORMA REFLEXIVA-CR?TICA, COOPERATIVA E CRIATIVA ? AS LETRAS GANHARAM UMA NOVA MATERIALIDADE HIST?RICA DISCURSIVA, DANDO-SE VOZ A CORPOS VIOLENTADOS E SILENCIADOS POR S?CULOS. CONTRIBUINDO, AINDA QUE INICIALMENTE, PARA A FORMA??O DE SUJEITOS/AGENTES CIENTES DA POTENCIALIDADE DE SUAS PR?TICAS DISCURSIVAS NA CONSTRU??O DA EQUIPOL?NCIA DAS VOZES SOCIAIS E DA REPRESENTATIVIDADE IGUALIT?RIA DOS CORPOS E PAP?IS SOCIAIS NOS DISCURSOS MIDI?TICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "OBJETIFICAÇÃO, CORPOS FEMININOS, PRÁTICAS DISCURSIVAS, DESAUTOMATIZAÇÃO, PARÓDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA5_ID5602_25082020131527.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOSMARA DE AGUIAR SILVA" "autor_nome_curto" => "AGUIAR" "autor_email" => "fabiosmara.aguiar@outlook" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU (FAFICA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }