ESSE ARTIGO DISCUTE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO MUSEAL NUM CONTEXTO DE ISOLAMENTO E/OU DISTANCIAMENTO SOCIAL PROVOCADO PELA PANDEMIA DE COVID-19. NESSE PERÍODO HOUVE UMA INTENSA MIGRAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS PARA AS VIRTUAIS, VISTO QUE MUSEUS E CENTROS CULTURAIS FORAM ORIENTADOS A FECHAR SUAS PORTAS AO PÚBLICO. PENSANDO A EDUCAÇÃO MUSEAL COMO UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COM O PÚBLICO, COMO SERIA POSSÍVEL CRIAR UM PROJETO DESSA NATUREZA 100% ON LINE? DESSA FORMA, DURANTE A PANDEMIA, ACOMPANHAMOS AS ATIVIDADES CRIADAS POR ALGUNS MUSEUS DO RIO DE JANEIRO E APRESENTAMOS NESSE ARTIGO A EXPERIÊNCIA DO MUSEU DE ASTRONOMIA E AFINS (MAST)/RJ COMO OBJETO DE PESQUISA. PORTANTO, ESSA PESQUISA TEM UM CARÁTER EXPLORATÓRIO E QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, BASEAMO-NOS EM CASTELLS (2003), JOHNSON (2003), KöPTCKE (2012), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS POSITIVOS DO PROJETO DEMONSTRAM A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS MUSEUS E A POTENCIALIDADE DAS AÇÕES EDUCATIVAS ONLINE NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO CULTURAL.