REBOUSAS, Luciana. História da educação: pensamentos e fases. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68693>. Acesso em: 23/12/2024 03:06
A EDUCAÇÃO CONDUZ, ENCAMINHA O HOMEM NUM SENTIDO QUE ELA POSSA VER A SI MESMO NO CONSTANTE PROCESSO DE FORMAÇÃO, CUJO O FUNDO E FIM É O PRÓPRIO HOMEM, O SER HUMANO. DESSE MODO A EDUCAÇÃO APARECE COMO POSSIBILIDADE DE QUE ELE VENHA A ABRIR-SE À CONCEPÇÃO PRIMEIRA, FUNDADORA DA QUAL EMERGIU TODA A ESTRUTURA DE PENSAMENTO PEDAGÓGICO DO HOMEM DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL: A IDEIA DE PAIDEIA. ESSE TEXTO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER, SINTETICAMENTE, SOBRE FASES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E SUAS TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DO TEMPO, INICIANDO PELA EDUCAÇÃO NO BRASIL, COM PAULO FREIRE E DARCY RIBEIRO, APRESENTANDO UM ANTAGONISMO, COM O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE E O PENSAMENTO DE KARL MARX, E, COM A EDUCAÇÃO ROMANA, QUE CONSTRUIU SUAS BASES NA GRÉCIA, DE ONDE SURGE TODA A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL. CONSIDERANDO O OBJETIVO DO ARTIGO, APRESENTAMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO SÉCULO DAS LUZES E DA EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA, EVIDENCIANDO QUE ESSA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA FOI MARCADA POR MÚLTIPLAS FASES E PENSAMENTOS.