O PRESENTE TRABALHO ? O RESULTADO DE UM ESFOR?O COLETIVO DE PESQUISA E OBJETIVA AVALIAR AS CONTRIBUI??ES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID), PARA A FORMA??O INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DE SOCIOLOGIA, COM FOCO NO CONTEXTO ALAGOANO. DE ABORDAGEM QUALITATIVA, OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE FONTES DOCUMENTAIS, ASSIM COMO A PARTIR DE QUESTION?RIOS APLICADOS COM BOLSISTAS, COLABORADORES E SUPERVISORES, QUE ATUARAM JUNTO AO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA E/OU ARTES, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, ENTRE OS ANOS DE 2012 E 2019. CONSIDERANDO QUE O PIBID ? RESPONS?VEL PELA AMPLIA??O DOS INCENTIVOS A PARTICIPA??O DESSES DIVERSOS ATORES, EM ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENS?O, COM FOCO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E PROFISSIONALIZA??O, O MESMO CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A CONSTITUI??O DA IDENTIDADE DOCENTE DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS SOCIAIS DA UFAL E DE PROFESSORES/AS DA EDUCA??O B?SICA. O QUE N?O SIGNIFICA, NEGAR AS VULNERABILIDADES E FRAGILIDADES DE ALGUNS PROCESSOS. NO ENTANTO, MESMO DIANTE DE ALGUMAS ADVERSIDADES, MUITAS VEZES VINCULADAS AS PR?PRIAS DIN?MICAS ESCOLARES, AS DIN?MICAS DOS CURSOS DE FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES/AS, BEM COMO OS DESAFIOS RELACIONADOS A LUTA PELA MANUTEN??O DA PR?PRIA POL?TICA, O PIBID TEM SIDO UM INSTRUMENTO DE GRANDE RELEV?NCIA, NO QUE SE REFERE AO SABER-FAZER DOCENTE, CONTRIBUINDO PARA A REFLEXIVIDADE EM TORNO DA ATUA??O PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS.