LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68802 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 2047 "titulo" => "LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE" "resumo" => "A MEDIANTE PESQUISA É UM RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO QUE TEM O INTUITO DISCUTIR O ASPECTO DA SALA DE AULA, MAIS PRECISAMENTE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE, DESTACANDO A LEITURA COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITA UMA ASCENSÃO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, ALÉM DO RACIOCÍNIO CRÍTICO PERANTE UMA SOCIEDADE ALIENADA. ESTA TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR PARA SUPERAR OS DESAFIOS QUANTO A FORMAÇÃO DO LEITOR, E ESPECÍFICOS: ANALISAR O PRINCIPAL DESAFIO NO APRENDIZADO DA LEITURA; OBSERVAR AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO DOCENTE PARA A MELHORA DA SITUAÇÃO DADA; INVESTIGAR QUAL O APOIO QUE A ESCOLA PROPORCIONA ALÉM DA SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. PARA TAL CONTEXTO, UTILIZAMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO AXIA (2003), CEDAC (2013), FERREIRA & HORTA (2014), FURTADO (2016), JOLIBERT (1994), SOLÉ (1998). O EMBASAMENTO METODOLÓGICO DISCORREU-SE A PARTIR DE ANDRÉ (1995), TENDO COMO PROCEDIMENTOS A OBSERVAÇÃO E DIÁRIOS DE CAMPO, ALÉM DE QUESTIONÁRIO FUNDAMENTADO EM GüNTHER (2003) E ENTREVISTA EM BELL (2008). APÓS ISSO, A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE A PARTIR DE FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, CONSTOU-SE QUE UM OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA FORMAÇÃO LEITORA É A TIMIDEZ E PROBLEMAS NA CONSCIÊNCIA FONÊMICA, NO ENTANTO APRESENTOU-SE EM NOSSOS DADOS QUE A ESCOLA E DOCENTE BUSCAM ESTRATÉGIAS PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E POSSIBILITAR A INSERÇÃO DO ESTUDANTE AO MUNDO DA LEITURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2047_14072020174802.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDNA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EDNA PEREIRA" "autor_email" => "edna.pereira2018@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68802 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 2047 "titulo" => "LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE" "resumo" => "A MEDIANTE PESQUISA É UM RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO QUE TEM O INTUITO DISCUTIR O ASPECTO DA SALA DE AULA, MAIS PRECISAMENTE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO DISCENTE, DESTACANDO A LEITURA COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITA UMA ASCENSÃO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, ALÉM DO RACIOCÍNIO CRÍTICO PERANTE UMA SOCIEDADE ALIENADA. ESTA TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR PARA SUPERAR OS DESAFIOS QUANTO A FORMAÇÃO DO LEITOR, E ESPECÍFICOS: ANALISAR O PRINCIPAL DESAFIO NO APRENDIZADO DA LEITURA; OBSERVAR AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO DOCENTE PARA A MELHORA DA SITUAÇÃO DADA; INVESTIGAR QUAL O APOIO QUE A ESCOLA PROPORCIONA ALÉM DA SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. PARA TAL CONTEXTO, UTILIZAMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO AXIA (2003), CEDAC (2013), FERREIRA & HORTA (2014), FURTADO (2016), JOLIBERT (1994), SOLÉ (1998). O EMBASAMENTO METODOLÓGICO DISCORREU-SE A PARTIR DE ANDRÉ (1995), TENDO COMO PROCEDIMENTOS A OBSERVAÇÃO E DIÁRIOS DE CAMPO, ALÉM DE QUESTIONÁRIO FUNDAMENTADO EM GüNTHER (2003) E ENTREVISTA EM BELL (2008). APÓS ISSO, A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE A PARTIR DE FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, CONSTOU-SE QUE UM OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA FORMAÇÃO LEITORA É A TIMIDEZ E PROBLEMAS NA CONSCIÊNCIA FONÊMICA, NO ENTANTO APRESENTOU-SE EM NOSSOS DADOS QUE A ESCOLA E DOCENTE BUSCAM ESTRATÉGIAS PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E POSSIBILITAR A INSERÇÃO DO ESTUDANTE AO MUNDO DA LEITURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2047_14072020174802.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDNA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EDNA PEREIRA" "autor_email" => "edna.pereira2018@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }