O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) AFETA UM CONJUNTO DE ESFERAS E ENTRE ELAS ESTÃO: SOCIABILIDADE,
COMUNICAÇÃO, SINTOMAS ASSOCIADOS E COMPORTAMENTOS REPETITIVOS, ASSIM O APRENDIZADO DO ALUNO AUTISTA
É UM DESAFIO PARA PROFESSOR, POIS O MESMO DEVE TER MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA INSERIR O
ALUNO NAS ATIVIDADES, RESPEITANDO À LIMITAÇÃO DE CADA INDIVÍDUO DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES.
DESTA FORMA O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR QUAIS OS DESAFIOS DO DOCENTE NO ACOMPANHAMENTO DA
APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TEA EM UMA INSTITUIÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL, AMA- ASSOCIAÇÃO DE
AMIGOS E PAIS DE AUTISTAS NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ESTADO DE RONDÔNIA. A PESQUISA É DO TIPO
BIBLIOGRÁFICO E DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. AS ANÁLISES DOS DADOS FORAM POR MEIO DE
ANÁLISE DE CONTEÚDO COM CATEGORIAS CRIADAS À POSTERIORI, COM O FOCO EM TEMAS QUE FUNDAMENTAM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NESTA INSTITUIÇÃO. OS DADOS SÃO POR MEIO DE RELATOS DE
EXPERIÊNCIA DE UM ACADÊMICO DE PEDAGOGIA QUE AUXILIOU OS PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO. OS DADOS
APONTAM QUE É PRECISO QUE O PROFESSOR DESENVOLVA INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS, TAIS COMO
SOCIALIZAÇÃO, BEM COMO ATIVIDADES QUE CONTEMPLE AS NECESSIDADES COGNITIVAS, SOCIAL, LINGUÍSTICAS E
MOTORAS ESPECÍFICA A CADA NÍVEL DA CRIANÇA AUTISTA PARA QUE O DESENVOLVIMENTO SEJA EFETIVO A SUA
INSERÇÃO SOCIAL.