O ENSINO DE CIÊNCIAS ESTÁ VINCULADO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO DO PAÍS. NO BRASIL, O ENSINO EM CIÊNCIAS, DE UMA FORMA GERAL, SEMPRE ESTEVE MUITO ASSOCIADO À ECONOMIA E POLÍTICA NO CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROMOVER A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS FORENSES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, UTILIZOU-SE UMA METODOLOGIA PESQUISA QUALITATIVA, QUE TEM POR OBJETIVO MEDIR CLARA E OBJETIVAMENTE OS RESULTADOS GERAIS, E NÃO SOMENTE ENUMERAR E EMPREGAR INSTRUMENTOS ESTATÍSTICOS, JÁ QUE TRABALHAMOS COM A OBTENÇÃO DE DADOS DESCRITIVOS DE PESSOAS, LUGARES E OUTROS PROCESSOS NOS QUAIS O PESQUISADOR ENTRA EM CONTATO DIRETO COM O OBJETO DE PESQUISA PODENDO TER UMA VISÃO AMPLA E CLARA DOS FENÔMENOS OCORRIDOS. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE A POPULAÇÃO ESCOLAR SE INTERESSA PELO ASSUNTO DAS CIÊNCIAS FORENSES E ESSA ESTRATÉGIA SERVIU DE BASE PARA O APRENDIZADO DE OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INTERLIGADOS COM A DINÂMICA APRESENTADA. TAMBÉM, OBSERVOU-SE QUE A EDUCAÇÃO PODE SER FEITA MEDIANTE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, JÁ QUE VISA ESTIMULAR O PENSAR CRÍTICO DOS ALUNOS DIANTE DAS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES COTIDIANAS PROPOSTAS DENTRO DESSA METODOLOGIA. ASSIM, O ESTUDO DE CIÊNCIAS É PRIMORDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ALÉM, DE SER UM DOS PILARES DAS DISCIPLINAS ESPECIFICAS DURANTE O ENSINO MÉDIO E O EGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. SALIENTA-SE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES EM TODOS OS NÍVEIS DE ATENÇÃO.