O HOMEM É UM SER SOCIAL, BIOLÓGICO, PSÍQUICO, CULTURAL E HISTÓRICO, OU SEJA, É UM ORGANISMO COMPLEXO. E NESSE CONTEXTO, O CORPO TORNA-SE ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS QUE PROMOVE A EVOLUÇÃO DOS SENTIDOS, SENDO ELE VIVO, DINÂMICO E ADAPTATIVO. ASSIM, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA PERFORMANCE CORPORAL DO PROFESSOR NA RELAÇÃO COM O DISCENTE. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR NA VISÃO FENOMENOLÓGICA DE MERLEAU PONTY AS CONCEPÇÕES SOBRE CORPO; RELACIONAR AS TEORIAS DO CORPO COM A AÇÃO PERFORMÁTICA DO PROFESSOR; E DESCREVER AS POSSÍVEIS INFLUENCIAS PERFORMÁTICAS DO PROFESSOR. DESTACAMOS QUE, ESTE ESTUDO INICIOU-SE NO MESTRADO EM CULTURA E SOCIEDADE E CONTINUAMOS REALIZANDO PESQUISAS NESSA ÁREA. UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REVISÃO DE LITERATURA, ANALISANDO OBRAS E ESTUDOS DE ALGUNS TEÓRICOS, COMO: PONTY (2006), FOUCAULT (1979), ZUMTHOR (1997) E OUTROS, REALIZAMOS FICHAMENTOS E DESCRIÇÕES DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDIOSOS SOBRE O CORPO. PERCEBEMOS QUE, NA NOSSA SOCIEDADE O SISTEMA EXIGE CORPOS DÓCEIS, MANIPULADOS E CONTROLADOS PELA MELHOR APRENDER, PORÉM A LIBERDADE CORPORAL PODERÁ PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ENFATIZAMOS O CORPO DO PROFESSOR, POIS ELE EDUCA E ENSINA ATRAVÉS DOS SENTIMENTOS E AÇÕES TRANSMITIDAS. CONSIDERAMOS O DOCENTE O SER PERFORMÁTICO, UTILIZANDO-SE DE PAPÉIS E ATUANDO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DO DISCENTE DE MANEIRA CRIATIVA, SENSÍVEL E HUMANIZADORA.