ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES, POR MEIO DO CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE (CEAR), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG), SOBRETUDO NO ATUAL CONTEXTO DE PANDEMIA. RESSALTA-SE, POIS, A URGÊNCIA DE QUALIFICAÇÃO NA ÁREA TECNOLÓGICA PARA O ENFRENTAMENTO DE DETERMINADAS SITUAÇÕES QUE EXIGEM, COMO NO CASO DA COVID-19, O DISTANCIAMENTO SOCIAL. APRESENTA EM NÚMEROS O CRESCENTE TRABALHO REALIZADO PELO CEAR, NESSE ÂMBITO, O QUE TORNOU POSSÍVEL A MINIMIZAÇÃO DE ALGUNS REFLEXOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA UNIVERSIDADE. POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DOCUMENTAL, OBTIVERAM-SE ALGUNS DADOS QUE DEMONSTRAM O CRESCIMENTO PROGRESSIVO AO LONGO DE SEIS ANOS EM QUE HOUVE A OFERTA DE CURSOS ONLINE PARA CAPACITAÇÃO.