Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS BIBLIOTECAS E OS ESPAÇOS DE LEITURA NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CODÓ, MARANHÃO

Palavra-chaves: LEITURA, BIBLIOTECA ESCOLAR, FORMAÇÃO DE LEITORES, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68001 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2692 "inscrito_id" => 2816 "titulo" => "AS BIBLIOTECAS E OS ESPAÇOS DE LEITURA NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CODÓ, MARANHÃO" "resumo" => "A PESQUISA AQUI APRESENTADA TRATA DOS ESPAÇOS DE LEITURA PRESENTES NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI’S). PARA ALCANÇAR A META ESTABELECIDA FEZ-SE NECESSÁRIO IDENTIFICAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DE CODÓ QUE POSSUEM BIBLIOTECAS E/OU SALAS DE LEITURA, ASSIM COMO AQUELAS QUE NÃO TEM ESSES ESPAÇOS, ONDE PROCURAMOS IDENTIFICAR O LOCAL DE ARMAZENAMENTO DOS LIVROS. DURANTE A PESQUISA, ALGUNS CONCEITOS FORAM CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS, ESPECIALMENTE: LEITURA, BIBLIOTECA E FORMAÇÃO DE LEITORES. PARA NOS AUXILIAREM NA INTERPRETAÇÃO DESSES CONCEITOS E DO MATERIAL PESQUISADO, CONSULTAMOS A PRODUÇÃO DE AUTORES COMO CHARTIER (1993), SOARES (2001, 2004, 2017) E SILVA (2003), BEM COMO OUTROS AUTORES QUE INVESTIGAM AS TEMÁTICAS ELENCADAS. NA METODOLOGIA APLICADA FIZEMOS USO DOS MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ORGANIZANDO NOSSA ANÁLISE EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PRESENÇA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES E OU SALA DE LEITURA DOS CEMEI’S DE CODÓ; E ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA BIBLIOTECA ESCOLAR. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO APONTARAM QUE PARA MUITOS CIDADÃOS CODOENSES AS BIBLIOTECAS ESCOLARES SÃO OS ÚNICOS ESPAÇOS DE ACESSO À LEITURA. ESSA CONSTATAÇÃO DA AUSÊNCIA DESSES ESPAÇOS PÚBLICOS DE LEITURA, COMPROMETE A DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DA LEITURA QUE É CONDIÇÃO PARA UMA PLENA DEMOCRACIA CULTURAL (SOARES, 2004).A PESQUISA AQUI APRESENTADA TRATA DOS ESPAÇOS DE LEITURA PRESENTES NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, BIBLIOTECA ESCOLAR, FORMAÇÃO DE LEITORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2816_01102020212621.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "crisdmc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68001 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2692 "inscrito_id" => 2816 "titulo" => "AS BIBLIOTECAS E OS ESPAÇOS DE LEITURA NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CODÓ, MARANHÃO" "resumo" => "A PESQUISA AQUI APRESENTADA TRATA DOS ESPAÇOS DE LEITURA PRESENTES NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI’S). PARA ALCANÇAR A META ESTABELECIDA FEZ-SE NECESSÁRIO IDENTIFICAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DE CODÓ QUE POSSUEM BIBLIOTECAS E/OU SALAS DE LEITURA, ASSIM COMO AQUELAS QUE NÃO TEM ESSES ESPAÇOS, ONDE PROCURAMOS IDENTIFICAR O LOCAL DE ARMAZENAMENTO DOS LIVROS. DURANTE A PESQUISA, ALGUNS CONCEITOS FORAM CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS, ESPECIALMENTE: LEITURA, BIBLIOTECA E FORMAÇÃO DE LEITORES. PARA NOS AUXILIAREM NA INTERPRETAÇÃO DESSES CONCEITOS E DO MATERIAL PESQUISADO, CONSULTAMOS A PRODUÇÃO DE AUTORES COMO CHARTIER (1993), SOARES (2001, 2004, 2017) E SILVA (2003), BEM COMO OUTROS AUTORES QUE INVESTIGAM AS TEMÁTICAS ELENCADAS. NA METODOLOGIA APLICADA FIZEMOS USO DOS MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ORGANIZANDO NOSSA ANÁLISE EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PRESENÇA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES E OU SALA DE LEITURA DOS CEMEI’S DE CODÓ; E ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA BIBLIOTECA ESCOLAR. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO APONTARAM QUE PARA MUITOS CIDADÃOS CODOENSES AS BIBLIOTECAS ESCOLARES SÃO OS ÚNICOS ESPAÇOS DE ACESSO À LEITURA. ESSA CONSTATAÇÃO DA AUSÊNCIA DESSES ESPAÇOS PÚBLICOS DE LEITURA, COMPROMETE A DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DA LEITURA QUE É CONDIÇÃO PARA UMA PLENA DEMOCRACIA CULTURAL (SOARES, 2004).A PESQUISA AQUI APRESENTADA TRATA DOS ESPAÇOS DE LEITURA PRESENTES NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, BIBLIOTECA ESCOLAR, FORMAÇÃO DE LEITORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID2816_01102020212621.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "crisdmc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PESQUISA AQUI APRESENTADA TRATA DOS ESPAÇOS DE LEITURA PRESENTES NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI’S). PARA ALCANÇAR A META ESTABELECIDA FEZ-SE NECESSÁRIO IDENTIFICAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DE CODÓ QUE POSSUEM BIBLIOTECAS E/OU SALAS DE LEITURA, ASSIM COMO AQUELAS QUE NÃO TEM ESSES ESPAÇOS, ONDE PROCURAMOS IDENTIFICAR O LOCAL DE ARMAZENAMENTO DOS LIVROS. DURANTE A PESQUISA, ALGUNS CONCEITOS FORAM CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS, ESPECIALMENTE: LEITURA, BIBLIOTECA E FORMAÇÃO DE LEITORES. PARA NOS AUXILIAREM NA INTERPRETAÇÃO DESSES CONCEITOS E DO MATERIAL PESQUISADO, CONSULTAMOS A PRODUÇÃO DE AUTORES COMO CHARTIER (1993), SOARES (2001, 2004, 2017) E SILVA (2003), BEM COMO OUTROS AUTORES QUE INVESTIGAM AS TEMÁTICAS ELENCADAS. NA METODOLOGIA APLICADA FIZEMOS USO DOS MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ORGANIZANDO NOSSA ANÁLISE EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PRESENÇA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES E OU SALA DE LEITURA DOS CEMEI’S DE CODÓ; E ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA BIBLIOTECA ESCOLAR. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO APONTARAM QUE PARA MUITOS CIDADÃOS CODOENSES AS BIBLIOTECAS ESCOLARES SÃO OS ÚNICOS ESPAÇOS DE ACESSO À LEITURA. ESSA CONSTATAÇÃO DA AUSÊNCIA DESSES ESPAÇOS PÚBLICOS DE LEITURA, COMPROMETE A DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DA LEITURA QUE É CONDIÇÃO PARA UMA PLENA DEMOCRACIA CULTURAL (SOARES, 2004).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.