, Mariellealexandredonascimento. O negro e a educação. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/69076>. Acesso em: 22/12/2024 23:29
A HISTÓRIA DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA CONFIGURA-SE COMO UMA SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO E MARGINALIZAÇÃO. DESDE O PERÍODO COLONIAL ATÉ OS DIAS DE HOJE A POPULAÇÃO NEGRA SOFRE COM MUITAS SITUAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR O PROCESSO EDUCACIONAL DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA. E EM REFERÊNCIA AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, DESTACA-SE O INTUITO DE IDENTIFICAR O PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO, ASSIM COMO ANALISAR A PARTICIPAÇÃO DE GRUPOS FORMADOS PELA POPULAÇÃO NEGRA, EM BUSCA DE ESPAÇO NA SOCIEDADE NO CAMPO EDUCACIONAL E ATÉ MESMO, CULTURAL. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA QUE ALCANCE O OBJETIVO DA MESMA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA É EMBASADA EM AUTORES E TEXTOS QUE DISCUTEM A TEMÁTICA, TAIS COMO: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2004), GOMES (2013), GOMES; NASCIMENTO (2011), NASCIMENTO (2001), TONIOSSO (2011). CONSTATOU POR ESTE ESTUDO, QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS, SEJAM ELAS ESCOLARES OU NÃO, SÃO FUNDAMENTAIS PARA O COMBATE DE RACISMO NA SOCIEDADE.