O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É UMA PRÁXIS DINÂMICA QUE SE DÁ NAS DIVERSAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE O CONHECIMENTO E O SUJEITO QUE APRENDE E ENSINA. ENVOLVE LIGAÇÕES DE CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE ENTRE OS DIFERENTES SABERES, CONSIDERANDO OS FATORES HISTÓRICOS, CULTURAIS, SOCIAIS E POLÍTICO PARA GARANTIR UM PROCESSO COESO, QUE TORNE POSSÍVEL A TRANSFORMAÇÃO DOS SUJEITOS POR INTERMÉDIO DA PRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS. NO OBJETIVO DE “IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS NO PROCESSO DE ENSINO DA TEMÁTICA ‘ÁGUA’ NA PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL”, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL REFERENTES À PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL. AS DIVERSAS DISCUSSÕES QUE O CONTEÚDO “ÁGUA” PODE PROPORCIONAR, POSSIBILITAM UMA VISÃO MAIS GLOBAL DAS RELAÇÕES QUE ENVOLVEM A EXISTÊNCIA DO MEIO AMBIENTE, ASSIM, COMO, UMA COMPREENSÃO MAIS CRÍTICA E REFLEXIVA DAS QUESTÕES RELACIONADAS AO USO DA ÁGUA, A VISÃO DA SUA SIGNIFICÂNCIA PARA A VIDA NA TERRA E AS PROBLEMATIZAÇÕES VIVENCIADAS NA SOCIEDADE. OS CONHECIMENTOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS PRECISAM ESTAR ATRELADOS AOS CONTEXTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS CONSTRUÍDOS E VIVIDOS NA DINÂMICA DA SOCIEDADE MUNICIPAL A FIM DE QUE NÃO SE MOSTREM DESCONTEXTUALIZADOS, MAS, SIM, PENSADOS E PLANEJADOS. NO ENTANTO, POUCO SE VALORIZA NA PROPOSTA ANALISADA OS ASPECTOS LOCAIS LIGADOS AO CONTEXTO AMAZÔNICO. AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CONTEÚDOS SEGUEM UMA LINHA PADRONIZADA PELA BNCC FORTALECENDO A IDEIA DE MODELO PRONTO E ACABADO, DESVALORIZANDO O POTENCIAL DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA QUE INCENTIVE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CRÍTICO E REFLEXIVO.