ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE MESTRADO EM ZOOTECNIA DO NORDESTE BRASILEIRO SOB O PRISMA DA FORMAÇÃO DOCENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67935 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 737 "inscrito_id" => 4838 "titulo" => "ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE MESTRADO EM ZOOTECNIA DO NORDESTE BRASILEIRO SOB O PRISMA DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO BUSCA ANALISAR A FORMAÇÃO DOCENTE PROPORCIONADA PELOS CURSOS DE MESTRADOS EM ZOOTECNIA DO NORDESTE BRASILEIRO, TENDO COMO CRITÉRIO A OBSERVÂNCIA DA PRESENÇA DE DISCIPLINAS REFERENTES À DIDÁTICA, METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E/OU DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SUAS MATRIZES CURRICULARES. UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, BASEADA NA REVISÃO DE LITERATURA E NA ANÁLISE DOCUMENTAL REALIZADA A PARTIR DO LEVANTAMENTO DOS REFERIDOS CURRÍCULOS. PARTIU-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE AINDA PREPONDERAM FORMAÇÕES VOLTADAS A NÚCLEOS RÍGIDOS DE CONHECIMENTOS EXTREMAMENTE TÉCNICOS, LIGADOS À ÁREA ESPECÍFICA DO SABER, DEIXANDO-SE EM SEGUNDO PLANO A PREOCUPAÇÃO PEDAGÓGICA DAQUELES QUE LIDAM E/OU LIDARÃO COM O PAPEL DOCENTE PROPRIAMENTE DITO. EM ÍNDICES NUMÉRICOS/PERCENTUAIS, TEM-SE QUE APENAS 14,2% DAS MATRIZES CURRICULARES ANALISADAS CONTEMPLAM AS DISCIPLINAS OBJETO DO ESTUDO EM CARÁTER OBRIGATÓRIO, E 14,2% EM CARÁTER ELETIVO, RESTANDO 71,6% QUE NÃO FAZEM QUALQUER ALUSÃO ÀS MESMAS. CONSTATA-SE, ASSIM, QUE HÁ UM DESCOMPASSO NO TOCANTE A UMA FORMAÇÃO VERDADEIRAMENTE DOCENTE, FAZENDO COM QUE, NESSE ASPECTO, OS CURRÍCULOS TORNEM-SE “INAUTÊNTICOS” NO SEU VALOR EXISTENCIAL, JÁ QUE NÃO HÁ A PREVALÊNCIA DOS IDEAIS MAIS AMPLOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUANDO SE PENSA A PREPARAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS FUTUROS DOCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, MESTRANDOS, REGIÃO, ZOOTECNISTAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID4838_25082020200326.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TOBYAS MAIA DE ALBUQUERQUE MARIZ" "autor_nome_curto" => "TOBYAS MARIZ" "autor_email" => "tobyas.mariz@arapiraca.uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67935 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 737 "inscrito_id" => 4838 "titulo" => "ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE MESTRADO EM ZOOTECNIA DO NORDESTE BRASILEIRO SOB O PRISMA DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO BUSCA ANALISAR A FORMAÇÃO DOCENTE PROPORCIONADA PELOS CURSOS DE MESTRADOS EM ZOOTECNIA DO NORDESTE BRASILEIRO, TENDO COMO CRITÉRIO A OBSERVÂNCIA DA PRESENÇA DE DISCIPLINAS REFERENTES À DIDÁTICA, METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E/OU DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SUAS MATRIZES CURRICULARES. UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, BASEADA NA REVISÃO DE LITERATURA E NA ANÁLISE DOCUMENTAL REALIZADA A PARTIR DO LEVANTAMENTO DOS REFERIDOS CURRÍCULOS. PARTIU-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE AINDA PREPONDERAM FORMAÇÕES VOLTADAS A NÚCLEOS RÍGIDOS DE CONHECIMENTOS EXTREMAMENTE TÉCNICOS, LIGADOS À ÁREA ESPECÍFICA DO SABER, DEIXANDO-SE EM SEGUNDO PLANO A PREOCUPAÇÃO PEDAGÓGICA DAQUELES QUE LIDAM E/OU LIDARÃO COM O PAPEL DOCENTE PROPRIAMENTE DITO. EM ÍNDICES NUMÉRICOS/PERCENTUAIS, TEM-SE QUE APENAS 14,2% DAS MATRIZES CURRICULARES ANALISADAS CONTEMPLAM AS DISCIPLINAS OBJETO DO ESTUDO EM CARÁTER OBRIGATÓRIO, E 14,2% EM CARÁTER ELETIVO, RESTANDO 71,6% QUE NÃO FAZEM QUALQUER ALUSÃO ÀS MESMAS. CONSTATA-SE, ASSIM, QUE HÁ UM DESCOMPASSO NO TOCANTE A UMA FORMAÇÃO VERDADEIRAMENTE DOCENTE, FAZENDO COM QUE, NESSE ASPECTO, OS CURRÍCULOS TORNEM-SE “INAUTÊNTICOS” NO SEU VALOR EXISTENCIAL, JÁ QUE NÃO HÁ A PREVALÊNCIA DOS IDEAIS MAIS AMPLOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUANDO SE PENSA A PREPARAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS FUTUROS DOCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, MESTRANDOS, REGIÃO, ZOOTECNISTAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID4838_25082020200326.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TOBYAS MAIA DE ALBUQUERQUE MARIZ" "autor_nome_curto" => "TOBYAS MARIZ" "autor_email" => "tobyas.mariz@arapiraca.uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }