O PRESENTE ARTIGO BUSCA ANALISAR A FORMAÇÃO DOCENTE PROPORCIONADA PELOS CURSOS DE MESTRADOS EM ZOOTECNIA DO NORDESTE BRASILEIRO, TENDO COMO CRITÉRIO A OBSERVÂNCIA DA PRESENÇA DE DISCIPLINAS REFERENTES À DIDÁTICA, METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E/OU DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SUAS MATRIZES CURRICULARES. UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, BASEADA NA REVISÃO DE LITERATURA E NA ANÁLISE DOCUMENTAL REALIZADA A PARTIR DO LEVANTAMENTO DOS REFERIDOS CURRÍCULOS. PARTIU-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE AINDA PREPONDERAM FORMAÇÕES VOLTADAS A NÚCLEOS RÍGIDOS DE CONHECIMENTOS EXTREMAMENTE TÉCNICOS, LIGADOS À ÁREA ESPECÍFICA DO SABER, DEIXANDO-SE EM SEGUNDO PLANO A PREOCUPAÇÃO PEDAGÓGICA DAQUELES QUE LIDAM E/OU LIDARÃO COM O PAPEL DOCENTE PROPRIAMENTE DITO. EM ÍNDICES NUMÉRICOS/PERCENTUAIS, TEM-SE QUE APENAS 14,2% DAS MATRIZES CURRICULARES ANALISADAS CONTEMPLAM AS DISCIPLINAS OBJETO DO ESTUDO EM CARÁTER OBRIGATÓRIO, E 14,2% EM CARÁTER ELETIVO, RESTANDO 71,6% QUE NÃO FAZEM QUALQUER ALUSÃO ÀS MESMAS. CONSTATA-SE, ASSIM, QUE HÁ UM DESCOMPASSO NO TOCANTE A UMA FORMAÇÃO VERDADEIRAMENTE DOCENTE, FAZENDO COM QUE, NESSE ASPECTO, OS CURRÍCULOS TORNEM-SE “INAUTÊNTICOS” NO SEU VALOR EXISTENCIAL, JÁ QUE NÃO HÁ A PREVALÊNCIA DOS IDEAIS MAIS AMPLOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUANDO SE PENSA A PREPARAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS FUTUROS DOCENTES.