O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR O RESULTADO DE UMA PESQUISA QUE RESSALTOU OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA OFERTADOS PELO IFRN – CAMPUS NATAL CENTRAL (IFRN – CNAT), QUE NÃO RESIDEM NA CAPITAL E QUE UTILIZAM DIARIAMENTE O TRANSPORTE PÚBLICO ESCOLAR COMO MEIO DE LOCOMOÇÃO ATÉ A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES). A PESQUISA SE DEU A PARTIR DA PREMISSA DE QUE O PROGRAMA DE TRANSPORTE ESCOLAR É ESSENCIAL PARA GARANTIR INCLUSÃO SOCIAL, POIS PROMOVE O ACESSO DO ESTUDANTE À INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, E AGE COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO EM SUA PERMANÊNCIA. SEGUNDO O CENSO DE 2018, REALIZADO PELO INEP, HOUVE UM AUMENTO NO NÚMERO DE MATRÍCULAS EM IES NA ÚLTIMA DÉCADA, TOTALIZANDO 8.033.574 NO ANO DO CENSO, SENDO 197.506 MATRICULADOS EM IFS OU CEFETS. APESAR DO INVESTIMENTO EM CRIAÇÃO DE NOVAS VAGAS E NOVAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DO AUMENTO DAS MATRÍCULAS EM CURSOS NA MODALIDADE EAD, MUITOS ESTUDANTES AINDA PRECISAM SE DESLOCAR DA SUA CIDADE DE ORIGEM PARA CURSAR ESSE NÍVEL DE ENSINO, CONTANDO EXCLUSIVAMENTE, EM ALGUNS CASOS, COM O TRANSPORTE PÚBLICO ESCOLAR PARA REALIZAR O TRAJETO CASA – INSTITUIÇÃO DE ENSINO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO – CASA. DIANTE DESSES DADOS, ESTE ARTIGO SE PROPÕE A DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO ESCOLAR, ALÉM DO IMPACTO QUE O USO DESTES VEÍCULOS EXERCE SOBRE OS ESTUDANTES, ALÉM DE REFLETIR SOBRE ESSE INSTRUMENTO QUE SE REVELA MUITAS VEZES FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES.