O ensino de língua inglesa é uma oportunidade concebida ao aluno de embarcar em um mundo novo ao qual ainda não faz parte e conhecer uma cultura diferente da sua. É uma porta aberta para um encontro sociocultural em que esses alunos confrontem sua cultura com a de outrem. O estudante brasileiro sofre influência de vários aspectos socioculturais das sociedades estrangeiras. Partindo de um contexto intercultural, é possível romper as barreiras de conceitos pré-moldados em relação à cultura de outros países trazendo uma realidade distante para perto do aluno. Considerando o cinema como um dos veículos de massa mais explorados para a propagação de informações e ideologias com propósitos diversificados, desenvolvemos este estudo – um relato de experiência de docentes em progresso, integrantes do PIBID – aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência cultural americana através do cinema no Brasil, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e sua compreensão da influência estrangeira; se a consideram positiva ou negativa e principalmente se esta ‘’anula’’ nossa identidade cultural em detrimento de valores culturais americanos. A metodologia consistiu na aplicação da atividade em duas aulas. Nessas aulas, utilizamos um pequeno texto, que norteou um debate entre os alunos, e algumas cenas do filme americano do diretor Peter Weir (The Truman Show). Ambas as atividades envolveram a realidade do aluno. Os resultados foram positivos. Os alunos mostraram compreender que a influência cultural americana em nosso país tanto pode ser negativa quanto positiva. O processo intercultural faz com que agreguemos valores de outras culturas à nossa, todavia, de maneira alguma anula nossa própria identidade cultural, sendo esta intrínseca à comunidade local. Os alunos também compreenderam que, diante de um mundo globalizado, torna-se inevitável não sofrermos influências externas. Concluímos que trabalhar aspectos relacionados à interculturalidade em sala de aula é uma oportunidade de integrar o aluno cada vez mais no ensino de língua inglesa. É igualmente uma oportunidade de torná-lo íntimo com a língua estrangeira (LE) em foco construindo e estimulando o conhecimento através da mediação cultural.