ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO SE ESTRUTURA, NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA CLASSE COMUM, A POLÍTICA DE INCLUSÃO EM ESCOLA DE REDE PARTICULAR DE ENSINO. TRATA-SE DE PESQUISA DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 15 PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO QUE ATUAM COM ALUNOS DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, A COORDENADORA DO SERVIÇO DE INCLUSÃO DA ESCOLA E A COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL. ADOTOU-SE COMO INSTRUMENTO O QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR: PROFESSOR DA CLASSE COMUM ELABORADO PARA O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. OS RESULTADOS APONTAM QUE O TRABALHO PEDAGÓGICO É REALIZADO NA CLASSE COMUM NA INSTITUIÇÃO PESQUISADA, CONSTITUINDO EM GRANDE DIFERENCIAL QUANDO SE COMPARA COM AS ESCOLAS PÚBLICAS QUE ATENDEM A ESSES ALUNOS NO CONTRATURNO. A CRIAÇÃO DE DUAS SALAS DE RECURSOS E, POR FIM, A EXCELENTE QUALIDADE NA INFRAESTRUTURA TORNAM A PROPOSTA DE INCLUSÃO NA INSTITUIÇÃO UM PROCESSO ENRIQUECEDOR PARA TODOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.