OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FORAM CRIADOS COM O INTUITO DE SE PROMOVER UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. DESTACA-SE A BUSCA PELA CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESPECIALMENTE POR MEIO DA CONVERGÊNCIA DE NÚCLEOS BÁSICO E TÉCNICO. PARA ISSO, A INSTITUIÇÃO FOMENTA A APROXIMAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COM O INTUITO DE REFORÇAR SEUS PRINCÍPIOS. A PESQUISA PRETENDE ANALISAR AS POTENCIALIDADES ADVINDAS DA INCORPORAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS, ESPECIALMENTE PARA A CONVERGÊNCIA DOS CONHECIMENTOS INERENTES AO NÚCLEO TÉCNICO E BÁSICO. PARA ISSO, UTILIZA-SE UM ESTUDO DE CASO OCORRIDO NO IFPR CÂMPUS PINHAIS DE COMO A PESQUISA PODE SER ÚTIL PARA DEMONSTRAR A INTEGRAÇÃO ENTRE O EIXO TÉCNICO DE INFORMÁTICA E GEOGRAFIA, UTILIZANDO COMO PROCESSOS METODOLÓGICOS O LEVANTAMENTO DE DADOS QUE REVELAM A INFORMÁTICA COMO ATIVIDADE MEIO EM FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO.