O PRESENTE TRABALHO BASEOU-SE EM ESTUDOS SOBRE O FUNK, PARA PODER SABER MAIS SOBRE A SUA ORIGEM, SUA HISTÓRIA, O PORQUÊ DE SER CONSIDERADO UM ESTILO ESTIGMATIZADO PELA SOCIEDADE, E, ASSIM, ENTENDER A SUA INFLUÊNCIA EM DETERMINADOS GRUPOS SOCIAIS. COMO NORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO TEM-SE HALL (2006), NA PERSPECTIVA IDENTITÁRIA NA PÓS-MODERNIDADE E À LUZ DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO, MAS PRECISAMENTE DOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR ORLANDI. ESTE TRABALHO OBJETIVA DISCORRER SOBRE A IMPORTÂNCIA EM SE CONHECER MAIS SOBRE O GÊNERO MUSICAL E A INFLUÊNCIA QUE O MESMO TEM NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DESSES INDIVÍDUOS. O CORPUS EXAMINADO FOI CONSTITUÍDO POR UM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA E POR LETRAS DE MÚSICAS DO REFERIDO ESTILO. PERCEBEU-SE NO DECORRER DO ESTUDO QUE CONHECER E COMPREENDER O GOSTO MUSICAL DESSE GRUPO PERMITE GERAR UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO E REFLEXÃO A RESPEITO DOS CONTEÚDOS PRESENTES NAS LETRAS, ALÉM DE SER UMA FERRAMENTA PARA RESSIGINIFICAÇÃO E CRITICIDADE A RESPEITO DO TEMA. NO DECORRER DAS ANÁLISES BUSCOU-SE VERIFICAR SE CONSIDERAM A INFLUÊNCIA POSITIVA OU NEGATIVA, O QUE PENSAM SOBRE O CONTEÚDO DAS LETRAS EM RELAÇÃO A SEXO, DROGAS, VIOLÊNCIA, COMO VEEM OS MCS, AS FORMAÇÕES DISCURSIVAS NOS DIZERES DOS SUJEITOS E OS MOTIVOS QUE OS LEVAM A GOSTAR TANTO DO FUNK, OBSERVANDO OS EFEITOS DE SENTIDO ENTRE O DITO E O SILENCIADO.