A INFLUÊNCIA DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS SOBRE A VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE: UM OLHAR PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67738 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2404 "inscrito_id" => 7637 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS SOBRE A VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE: UM OLHAR PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A DIVERSIDADE DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O AMBIENTE ESCOLAR REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE ABORDAR TEMÁTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISTO QUE ESSA ABRANGE ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS. CONSIDERANDO A DIFICULDADE DE ALGUNS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA E A IMPORTÂNCIA DO MESMO, O PROJETO DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: UMA PROPOSTA CONSCIENTIZADORA PARA ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA” DESENVOLVE ATIVIDADES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA OBJETIVANDO PROMOVER A FORMAÇÃO DO SUJEITO COMO UM TODO, PARA QUE ELE POSSA SE PERCEBER COMO UM INDIVÍDUO ATIVO, SENDO CAPAZ DE MUDAR SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DOS RESULTADOS DO PROJETO, RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS SEXUALIDADE E SUAS CONCEPÇÕES; IDENTIDADE SOCIAL; AUTOESTIMA; AUTOACEITAÇÃO E AUTOCUIDADO. PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TEMÁTICAS UTILIZOU-SE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, VÍDEOS E DINÂMICAS POR MEIO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO QUE PROPORCIONARAM A REFLEXÃO DOS ALUNOS DIANTE DOS ASSUNTOS APRESENTADOS. ESSES RECURSOS, POSSIBILITARAM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES, PERMITINDO A TROCA DE CONHECIMENTO E A PROMOÇÃO AO RESPEITO DA DIVERSIDADE, AO INVÉS DE UMA MERA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS, ALCANÇOU-SE A HUMANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, A SENSIBILIZAÇÃO MÚTUA E A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DAS TEMÁTICAS ABORDADAS: PRECONCEITO, ESTEREÓTIPO, NORMATIVIDADE E HIERARQUIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTOS HUMANOS DIANTE DA DIVERSIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECONCEITO, ESTEREÓTIPOS, AUTOESTIMA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID7637_01102020001305.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ TEMOTEO SILVA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ TEMOTEO" "autor_email" => "beatriz-temoteo@bol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67738 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2404 "inscrito_id" => 7637 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS SOBRE A VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE: UM OLHAR PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A DIVERSIDADE DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O AMBIENTE ESCOLAR REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE ABORDAR TEMÁTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISTO QUE ESSA ABRANGE ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS. CONSIDERANDO A DIFICULDADE DE ALGUNS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA E A IMPORTÂNCIA DO MESMO, O PROJETO DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: UMA PROPOSTA CONSCIENTIZADORA PARA ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA” DESENVOLVE ATIVIDADES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA OBJETIVANDO PROMOVER A FORMAÇÃO DO SUJEITO COMO UM TODO, PARA QUE ELE POSSA SE PERCEBER COMO UM INDIVÍDUO ATIVO, SENDO CAPAZ DE MUDAR SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DOS RESULTADOS DO PROJETO, RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS SEXUALIDADE E SUAS CONCEPÇÕES; IDENTIDADE SOCIAL; AUTOESTIMA; AUTOACEITAÇÃO E AUTOCUIDADO. PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TEMÁTICAS UTILIZOU-SE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, VÍDEOS E DINÂMICAS POR MEIO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO QUE PROPORCIONARAM A REFLEXÃO DOS ALUNOS DIANTE DOS ASSUNTOS APRESENTADOS. ESSES RECURSOS, POSSIBILITARAM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES, PERMITINDO A TROCA DE CONHECIMENTO E A PROMOÇÃO AO RESPEITO DA DIVERSIDADE, AO INVÉS DE UMA MERA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS, ALCANÇOU-SE A HUMANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, A SENSIBILIZAÇÃO MÚTUA E A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DAS TEMÁTICAS ABORDADAS: PRECONCEITO, ESTEREÓTIPO, NORMATIVIDADE E HIERARQUIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTOS HUMANOS DIANTE DA DIVERSIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECONCEITO, ESTEREÓTIPOS, AUTOESTIMA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID7637_01102020001305.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ TEMOTEO SILVA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ TEMOTEO" "autor_email" => "beatriz-temoteo@bol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }